Saúde

Paraíba e Amapá atingem meta de 95% de crianças vacinadas contra pólio

A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz

Paraíba e Amapá foram as primeiras unidades da Federação a alcançarem a meta de 95% de crianças vacinadas contra a poliomielite na última campanha nacional. A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz.

No Brasil, a queda da cobertura vacinal teve início em 2012, ganhou força a partir de 2016 e foi agravada pela pandemia de Covid-19. Diante deste cenário, a Fiocruz lançou o projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais.

Os estados do Amapá e da Paraíba foram escolhidos para participar da iniciativa devido aos baixos índices de vacinação. O Amapá também foi o estado com maior número de casos de sarampo. A coordenadora da assessoria clínica da Bio-Manguinhos da Fiocruz, Lurdinha Maia, explica quais fatores estavam atrapalhando a vacinação nesses locais.

Em 2021, a cobertura vacinal da poliomielite em crianças menores de 1 ano de idade no Brasil foi de 69,9%. No Amapá, o índice foi o pior do país: cerca de 44%, e a Paraíba ficou na décima oitava posição, com 68%.

Em dezembro de 2022, após a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a cobertura vacinal contra a doença, em crianças menores de 5 anos de idade no Brasil, se aproximou de 73%. Nos dois estados, em que houve atuação do projeto, a meta de 95% do público alvo vacinado foi superada. A Paraíba como primeira colocada, e o Amapá em segundo lugar.

A poliomielite é uma doença contagiosa que pode causar paralisia nos membros inferiores. E a vacina, disponível na rede pública de saúde, é a única forma de prevenção.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto - Pedro Lacerda - 13/04/2023 18:15:26. Última edição: 13/04/2023 18:15:26

Tags: Fiocruz Poliomielite Vacinação

Leia também:

Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso

Força-tarefa irá vacinar 8 mil indígenas em áreas de difícil acesso

Operação Gota é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Defesa. Serão aplicadas aproximadamente 11 mil doses contra diversas doenças, como covid-19 e influenza.

Parceria entre Brasil e China cria centro de doenças infecciosas

Além de ampliar a cooperação técnica em saúde entre os dois países, a parceria também vai desenvolver produtos de saúde global, como testes de diagnósticos rápidos, terapias, vacinas e fármacos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi