Saúde

Pernambuco confirma sétimo caso de superfungo

O paciente é um homem de 69 anos, que está internado e em isolamento na enfermaria do Hospital Tricentenário, em Olinda. Já são três casos confirmados somente nesta unidade de saúde e todos cumprem isolamento.

Confirmado o sétimo caso do superfungo Cândida auris em Pernambuco. O paciente é um homem de 69 anos, que está internado e em isolamento na enfermaria do Hospital Tricentenário, em Olinda. Já são três casos confirmados somente nesta unidade de saúde e todos cumprem isolamento. No geral, foram confirmados casos em hospitais da rede pública em Recife, Olinda e Paulista. A Secretaria de Saúde do Estado informou que duas pessoas já receberam alta hospitalar.    

Mesmo não havendo casos de morte, a possibilidade de proliferação do Candida Auris preocupa os órgãos de saúde porque ele passou a ser identificado como “superfungo”, por ser resistente a praticamente todos os medicamentos produzidos e por ser de fácil contágio e difícil diagnóstico. Além disso, é preciso uma análise laboratorial especializada para não ser confundido com outros tipos de fungos comuns. Outra preocupação é a alta taxa de letalidade: de 30% a 60% dos contaminados falecem.  

Ainda segundo a Secretaria Estadual, a partir desta sexta-feira (2), começa a reabertura do Hospital Miguel Arraes, que fica na cidade de Paulista e onde aconteceu o diagnóstico do primeiro caso. Os setores vão ser liberados gradativamente. Agora serão 56 leitos; metade para ortopedia e metade para cirurgia geral. A área de emergência permanece fechada para atendimento de novos casos. 

No último dia 25 de maio, o governo do estado criou um Comitê de especialistas que acompanha, orienta e reforça ações integradas dos órgãos de saúde para conter a proliferação do superfungo. Uma das missões do Comitê é evitar que aconteça novamente o surto ocorrido no estado entre dezembro de 2021 e setembro de 2022, quando 47 pessoas foram atendidas no Hospital da Restauração. Na época, não houve mortes.   

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 02/06/2023 16:35:19. Última edição: 02/06/2023 16:35:19

Tags: Superfungo Pernambuco

Leia também:

Casos de H1N1 crescem entre adultos; diagnósticos de covid-19 caem

Levantamento aponta ainda aumento de internações de crianças por Vírus Sincicial Respiratório, principalmente as com até quatro anos de idade.

Número de casos de H1N1 aumenta entre adultos

Das 27 unidades federativas do país, 19 apresentam tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Entre as capitais, o número chega a 14.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi