Saúde

Pernambuco registra 3º caso de infecção pelo superfungo Candida auris

De fácil contágio, o superfungo pode ser transmitido por materiais hospitalares. Além disso, é de difícil diagnóstico e tem alta taxa de letalidade, em que 30% a 60% dos contaminados morrem.

O terceiro caso de infecção pelo superfungo Candida auris foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

O paciente é um homem de 66 anos e está internado em um hospital particular de Recife. Segundo a Secretaria, outros dois homens já haviam sido diagnosticados com o fungo neste mês e estão internados em hospitais da rede pública.

Um deles tem 48 anos e está internado no Hospital Miguel Arraes em Paulista. Após o diagnóstico, no dia 11 de maio, a unidade de saúde suspendeu o atendimento do público em geral e só atendeu casos de urgência e emergência.

O segundo paciente tem 77 anos está no Hospital do Tricentenário que fica em Olinda e suspendeu o atendimento apenas no setor onde o paciente está.

A Secretaria investiga se as três pessoas foram infectadas nas unidades hospitalares ou em outro ambiente. E está testando as pessoas que tiveram contato com os pacientes para saber se foram infectadas.

A situação preocupa as autoridades sanitárias porque estudo da Fiocruz afirma que Pernambuco possui o maior surto desse superfungo registrado no Brasil.

Foram 48 casos da doença identificados entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 em Recife.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Candida auris foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009 no Japão.

Desde então, ele vem se espalhando pelo mundo e passou a ser identificado como superfungo por ser resistente a praticamente todos os medicamentos produzidos.

De fácil contágio, ele pode ser transmitido por materiais hospitalares como medidores de pressão, macas, termômetros e estetoscópios. Além disso, é de difícil diagnóstico e tem alta taxa de letalidade, onde de 30 a 60% dos contaminados morrem.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 24/05/2023 16:00:04. Última edição: 24/05/2023 16:00:04

Tags: Superfungo Candida Auris Pernambuco Contágio

Leia também:

Casos de dengue na cidade de São Paulo chegam a 7.230

Casos de dengue na cidade de São Paulo chegam a 7.230

Prefeitura tem realizado ações para intensificar o combate ao mosquito com visitas a imóveis, reforço da frota com equipamentos de dispersão dos inseticidas e orientações à população.

ONU condena racismo contra Vini Jr. e cobra ações

ONU condena racismo contra Vini Jr. e cobra ações

Brasil vai notificar autoridades espanholas e La Liga, responsável pelo torneio de futebol profissional espanhol, diz Ministério da Igualdade Racial no Twitter.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi