Controle de qualidade consome até 70% do tempo de fabricação de vacina
Processo de fabricação de vacinas pode levar até três anos para ser concluído. Cada frasco de vacina produzido pela farmacêutica passa por mais de 100 checagens de qualidade.
Do total de mais de 43 mil unidades básicas de saúde, apenas 1,3 mil não tem computadores e acesso à internet. A região norte é a que enfrenta as maiores dificuldades. Por lá, 92% dos serviços não estão conectados.
O uso de tecnologias digitais avançou nos serviços de saúde públicos e privados de todo o país.
Esse ano, oito em cada dez enfermeiros usaram os meios digitais para registrar dados sobre os pacientes. Em 2019, a proporção era de cinco a cada dez.
O uso da tecnologia também cresceu entre os médicos. Enquanto em 2019, 74% deles digitalizaram a lista de medicamentos prescritos aos pacientes, esse ano, a proporção saltou para 85%.
Outros indicadores mostram o avanço tecnológico. As teleconsultas, por exemplo. A prática foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina em maio e esse ano 33% dos médicos do país e 26% dos enfermeiros atenderam pacientes por teleconsulta. Já o monitoramento remoto dos pacientes saltou de 16% para 29% entre enfermeiros e de 9% para 23% entre médicos.
Os dados estão na Pesquisa TIC Saúde 2022, divulgada nesta segunda-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Feita desde 2013, a pesquisa investiga o avanço das TICs, as tecnologias de informação e comunicação, nos serviços de saúde, e é feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Para Luciana Portilho, coordenadora do estudo, a pandemia de covid-19 acelerou o uso das tecnologias e as diferenças de acesso diminuíram. Para a pesquisadora isso pode significar também um melhor acesso à saúde.
Em 2022, 97% dos estabelecimentos públicos contavam com computador e internet. Em 2021, a proporção era de 92%. Do total de mais de 43 mil unidades básicas de saúde, apenas 1,3 mil não tem computadores e acesso à internet. A região norte é a que enfrenta as maiores dificuldades. Por lá, 92% dos serviços não estão conectados.
Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde - 06/12/2022 06:24:10. Última edição: 06/12/2022 06:24:10
Tags: Tecnologias Digitais
Processo de fabricação de vacinas pode levar até três anos para ser concluído. Cada frasco de vacina produzido pela farmacêutica passa por mais de 100 checagens de qualidade.
É preciso ser cauteloso e basear-se na ciência, diz pesquisador. Plataforma mRNA evoluiu e foi validada com um vírus, mas ainda não se sabe se será útil para outras doenças.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.