Saúde

Pesquisa da OMS aponta que o bruxismo afeta 30% da população mundial

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS - aponta que cerca de 30% da população mundial é acometida por bruxismo. No Brasil esse número é ainda maior, pode chegar a 40%.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde  - OMS - aponta que cerca de 30% da população mundial é acometida por bruxismo. No Brasil esse número é ainda maior, pode chegar a 40%.

De origem grega, o termo bruxismo significa apertamento, fricção ou atrito dos dentes. Segundo a doutora em dentística Priscila Pedreira o transtorno é um hábito involuntário no qual a musculatura da mastigação fica em estado de hiperatividade.

Não existe consenso sobre o que leva o indivíduo a desenvolver o hábito. Há estudos que apontam que o problema tem origem de fatores genéticos, mas segundo a especialista situações de estresse e tensão além de ansiedade e problemas de má oclusão também podem acarretar o desenvolvimento do bruxismo. A especialista ressalta que nesse sentido fatores locais como a má oclusão dentária está perdendo força, enquanto outros fatores cognitivos e comportamentais como estresse, ansiedade e traços de personalidade ganhando mais atenção principalmente pós-pandemia.

 A doutora em dentista esclarece que como condição de origem multifatorial a doença ainda não possui cura. Os tratamentos buscam melhorar dar a condição de vida do paciente e minimizar os danos causados aos dentes e aos tecidos de suporte.

Para é fazer o diagnóstico é necessário uma avaliação clínica profissional. Em algumas situações o médico pode solicitar também a polissonografia. O exame em que o paciente é monitorado durante uma noite de sono para verificar como e com qual intensidade os sintomas do bruxismo se manifestam. O correto diagnóstico servirá também base para um tratamento eficiente.

Agência Brasil / Por Josy Braga - Rádio Educadora de Salvador - Salvador - BA - 06/12/2022 06:24:10. Última edição: 06/12/2022 06:24:10

Tags: Bruxismo

Leia também:

Pesquisa aponta que tecnologias digitais avançam nos serviços de saúde

Do total de mais de 43 mil unidades básicas de saúde, apenas 1,3 mil não tem computadores e acesso à internet. A região norte é a que enfrenta as maiores dificuldades. Por lá, 92% dos serviços não estão conectados.

Controle de qualidade consome até 70% do tempo de fabricação de vacina

Controle de qualidade consome até 70% do tempo de fabricação de vacina

Processo de fabricação de vacinas pode levar até três anos para ser concluído. Cada frasco de vacina produzido pela farmacêutica passa por mais de 100 checagens de qualidade.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi