Saúde

Pesquisa mostra que pandemia reduziu atividade física das crianças

O estudo foi feito com 525 crianças e adolescentes de diferentes regiões do Brasil, que responderam um formulário de entrevista digital sobre características sociodemográficas das famílias, atividade física, tempo recreativo de tela e duração do sono antes e durante a pandemia.

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira mostra que a pandemia causou impacto significativo na redução da atividade física e no aumento do tempo de tela entre crianças e adolescentes brasileiros.

O estudo foi feito com 525 crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos de diferentes regiões do Brasil, que responderam um formulário de entrevista digital sobre características sociodemográficas das famílias, atividade física, tempo recreativo de tela e duração do sono antes e durante a pandemia.

Uma das pesquisadoras responsáveis pelo levantamento, Andrea Zin, reconhece que essa adequação tem extrema importância para a saúde de crianças e adolescentes, promovendo desenvolvimento motor, condicionamento físico e redução da obesidade. E avalia que esse estudo vai servir de base para diretrizes de saúde infanto-juvenil.

O estudo identificou que as medidas de isolamento social contribuíram para a redução do tempo adequado da atividade física. A proporção de famílias que faziam essa adequação baixou de 61% antes da pandemia para 38,5% durante a pandemia.

Também foi menor a adequação do tempo de tela recreativo entre crianças e adolescentes brasileiros, que antes era feita por 67% das famílias e agora reduziu para 27%, na pandemia.

A pesquisa também reforça que o monitoramento de ações voltadas para crianças, adolescentes, pais, escolas e profissionais de saúde deve ser estimulado para a conquista de estilos de vida mais saudáveis e a melhoria de hábitos relacionados à saúde e desempenho escolar, além do cenário de pandemia.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 17/05/2023 17:10:18. Última edição: 17/05/2023 17:10:18

Tags: Pesquisa Pandemia Crianças Adolescentes Covid-19 Atividade Física

Leia também:

Tratamento contra glaucoma afastou 1,3 milhão do risco de cegueira

Tratamento contra glaucoma afastou 1,3 milhão do risco de cegueira

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre 2019 e 2022, intervenções clínicas e cirúrgicas beneficiaram, em média, quase 290 mil pacientes no país por ano.

Ministério da Saúde envia equipe para acompanhar surto gripal no Amapá

O aumento de internações, principalmente no público infantil provocou superlotação no Hospital da Criança e no Pronto de Atendimento Infantil.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi