Covid-19: Brasil registra 22.436 casos e 78 mortes em 24 horas
Desde o início da pandemia, 36,2 milhões de pessoas tiveram a doença e houve 695.314 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, 35,5 milhões se recuperaram da covid-19.
Pesquisadores de diferentes áreas clínicas do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, realizam um projeto para diagnosticar, tratar e entender a síndrome pós-covid, em que sintomas da doença e disfunções de diversos órgãos e sistemas permanecem mesmo após a cura. Participam do estudo 64 pacientes, atendidos nas especialidades nefrologia, neurologia, cardiologia e pneumologia. Jocemir Logon, coordenador do projeto, resume o objetivo da iniciativa.
Pesquisadores de diferentes áreas clínicas do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, realizam um projeto para diagnosticar, tratar e entender a síndrome pós-covid, em que sintomas da doença e disfunções de diversos órgãos e sistemas permanecem mesmo após a cura.
Participam do estudo 64 pacientes, atendidos nas especialidades nefrologia, neurologia, cardiologia e pneumologia. Jocemir Logon, coordenador do projeto, resume o objetivo da iniciativa. “O objetivo principal do projeto é acompanhar com enfoque multidisciplinar pacientes que foram internados por covid-19 no Hospital Universitário Antônio Pedro no período de 2020 e 2021. Essa estratégia visa a identificação, exploração diagnóstica que inclui tecnologias de última geração, monitoramento e tratamento de manifestações pós covid-19”, diz.
Ainda de acordo com Jocemir, os resultados dos exames realizados durante o projeto ainda serão analisados, mas diversas alterações já foram identificadas. Dos 64 participantes, 47% alegaram diminuição nas atividades físicas, 77% tiveram redução do vigor físico e 57% afirmaram que o sono piorou após ter a doença. Quando perguntados sobre a saúde geral depois de contrair covid-19, 26% responderam que está muito pior e 45% que está um pouco pior.
Para participar do projeto é necessário ter 18 anos de idade ou mais, ter matrícula no Hospital Universitário Antônio Pedro e exame de PCR positivo para covid-19 a partir de abril de 2020. Mulheres grávidas não podem participar.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoas - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki - 14/01/2023 13:55:04. Última edição: 14/01/2023 13:55:04
Desde o início da pandemia, 36,2 milhões de pessoas tiveram a doença e houve 695.314 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, 35,5 milhões se recuperaram da covid-19.
Segundo a Rede Genômica Fiocruz, a mudança pode significar o crescimento da linhagem XBB, que tem causado uma onda de infecções nos Estados Unidos.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.