Saúde

Planos de saúde terão de cobrir tratamento de atrofia com Zolgensma

Determinação da Agência Nacional de Saúde visa atender famílias de crianças com Atrofia Muscular Espinhal, doença degenerativa que leva a perda do controle e forças musculares e gera dificuldade de movimentos e locomoção.

Famílias de crianças com Atrofia Muscular Espinhal, doença degenerativa que leva a perda do controle e forças musculares e gera dificuldade de movimentos e locomoção, comemoram uma nova medida para o tratamento da doença. A Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, determinou nesta segunda-feira (06) a inclusão de quatro novos medicamentos no Rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde, entre eles o Zolgensma, destinado a bebês com a atrofia. O medicamento é um dos mais caros do mundo, podendo custar mais de R$ 10 milhões.

Renata Mihe, mãe de Cauã, considerada a criança com mais peso a receber o Zolgensma no mundo, e advogada do Movimento ZOLGENSMA para TODOS, organização social sem fins lucrativos que luta pelas crianças com Atrofia Muscular Espinhal, ressalta que a medida é uma vitória na luta contra a doença.

Os outros medicamentos incluídos no Rol são o Dupilumabe, usado no tratamento de pacientes adultos com dermatite atópica grave; Zanubrutinibe, usado para o tratamento de pacientes adultos com linfoma de células do manto e Romosozumabe, para o tratamento de mulheres com osteoporose na pós-menopausa.  

Esses medicamentos, de alto custo, têm motivado pedidos de colaboração para a compra na internet, as chamadas vakinhas, e por vezes levam a ações judiciais para a obtenção gratuita pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

Ana Cristina Martins, gerente-geral de Regulação Assistencial da ANS, explica as punições que os planos podem sofrer caso não cumpram a determinação.

Qualquer cidadão pode, a qualquer momento, apresentar propostas de atualização do Rol de Procedimentos, que são submetidas à análise. A determinação da obrigatoriedade da inclusão destes na assistência dos planos de saúde é vista como um avanço pelas pessoas que precisam dos remédios e suas famílias.

As quatro tecnologias passam a ser oferecidas aos usuários dos planos de saúde a partir da publicação no Diário Oficial da União da atualização da resolução normativa que trata do Rol, o que deve ocorrer nesta semana.

Em nota a Associação Brasileira de Planos de Saúde, a Abramge, disse que reafirma o compromisso de suas operadoras associadas com as normas da ANS, mas ressaltou como preocupante a falta de critérios para a grande diferença nos preços praticados entre saúde pública e privada.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi - 08/02/2023 19:05:23. Última edição: 08/02/2023 19:05:23

Tags: Zolgensma Remédio Graça Atrofia Muscular

Leia também:

Planos de saúde terão de cobrir tratamento com Zolgensma

ANS aprovou a inclusão do Zolgensma na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde. O remédio, considerado o mais caro do mundo, é usado para tratar pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME). O remédio já foi incorporado ao SUS.

Aumento do número de médicos não reduziu desigualdades, diz pesquisa

Aumento do número de médicos não reduziu desigualdades, diz pesquisa

Há desequilíbrio no número de profissionais que trabalham na rede privada e rede públicas de saúde. Marca é desigualdade, diz coordenador do estudo da USP, Mário Scheffer.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi