Saúde

Prazo para cidades aderirem ao programa Mais Médicos acaba hoje

Gestores devem indicar quantas vagas serão preenchidas

Termina hoje (25) o prazo para adesão ou renovação dos municípios ao Programa Mais Médicos. Das 6.252 vagas previstas pelo edital para 2.074 municípios, mil são postos inéditos para médicos atenderem na região da Amazônia Legal.

Prazo para cidades aderirem ao programa Mais Médicos acaba hoje
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

“Os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital”, informou o Ministério da Saúde. A previsão é que o resultado preliminar das prefeituras a serem contempladas seja divulgado “nos próximos dias”.

Para esta edição, o ministério destaca o fato de ter adotado uma estratégia de incentivo, a fim de atrair os profissionais, com os médicos tendo a oportunidade de se especializar em medicina de família e comunidade durante a participação no programa, “com oportunidades de mestrado e incentivos financeiros para pagamento da dívida com o Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)”, informou a pasta.

Licença maternidade

Há também outros benefícios, como licença maternidade às médicas que se tornarem mães, “com complementação do auxílio pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante o período de licença de seis meses”. Além disso, os pais terão direito a 20 dias de licença remunerada.

Por meio de nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, disse que o programa é uma “política pública extensa e vigorosa que consegue cumprir o que promete: alocar médicos em regiões remotas e de alta vulnerabilidade”.

Ele acrescentou que esta primeira etapa é o momento de o gestor confirmar, ao ministério, quantas vagas precisa para atender seu território.

“O processo é simples, totalmente online e leva poucos minutos, por meio de acesso à plataforma e-Gestor. Após a realização desta primeira etapa, em um segundo momento haverá a abertura para o cadastramento dos profissionais de saúde”, detalhou. 

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 25/04/2023 09:25:11. Última edição: 25/04/2023 09:25:11

Tags: Ministério Da Saúde Mais Médicos

Leia também:

Prefeitura do Rio também amplia vacina bivalente contra covid-19

Prefeitura do Rio também amplia vacina bivalente contra covid-19

Para receber o reforço com esse tipo de imunizante, é necessário ter recebido, pelo menos, duas doses da vacina contra a doença há mais de 4 meses.

Governo amplia vacinação da bivalente para população acima de 18 anos

Cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta nova etapa, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação. A medida tem por objetivo reforçar a proteção contra a covid-19 e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi