Ministério da Saúde declara emergência em saúde em território yanomami
Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado visitam Roraima, para ver de perto a situação dos indígenas.
Ele visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está neste sábado em Boa Vista, capital de Roraima. Ele visita o hospital indígena e a Casa de Apoio à Saúde Indígena para ver de perto a situação dos Yanomami, povo que vive uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis, nos últimos anos.
Na noite desta sexta-feira, Lula instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. O objetivo do grupo é discutir as medidas a serem adotadas e auxiliar na articulação interpoderes e interfederativa.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Os trabalhos têm prazo de 90 dias, podendo ser prorrogados.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara escreveu nas redes sociais: “O povo Yanomami não mais será desamparado pelo Estado brasileiro. Ela e outros ministros integram a comitiva do presidente Lula, em visita a Roraima.
A terra indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, e sofre com a invasão de garimpeiros.
*Com informações da Agência Brasil
Agência Brasil / Por Beatriz Arcoverde* - Editora da Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Agencia Brasil - 21/01/2023 12:00:10. Última edição: 21/01/2023 12:00:10
Tags: Povo Yanomami Ministério Dos Povos Indígenas
Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado visitam Roraima, para ver de perto a situação dos indígenas.
A mudança veio com a lei que regulamenta as profissões e foi sancionada nesta sexta-feira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os agentes comunitários de saúde também foram reconhecidos.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.