Saúde

Profissionais de enfermagem fazem ato em Brasília por piso salarial

Eles pedem aprovação de MP para pagamento do piso da categoria

Profissionais de enfermagem de todo o país vieram a Brasília para pedir ao governo federal que seja publicada uma medida provisória para o pagamento do piso salarial da categoria. O texto deve regulamentar o repasse dos recursos. 

Profissionais de enfermagem fazem ato em Brasília por piso salarial
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna, espera que a medida seja publicada ainda em abril. Uma nova reunião deve ocorrer no dia 11 de abril para avaliar o que pode ser a versão final do texto. "A gente espera que nesta data seja apresentado definitivamente o texto da medida provisória que será publicada provavelmente nos próximos dias, imaginamos. E aí, a gente deverá ter o caminho livre para derrubar a liminar no Supremo Tribunal Federal."

Segundo os representantes das entidades, a medida provisória iria resolver o impasse criado a partir da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que barrou o pagamento. Em setembro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso suspendeu a lei para que as autoridades avaliassem o impacto do piso e as fontes de custeio. 

Daniel Menezes, membro do Conselho Federal de Enfermagem, diz que o governo está tratando o assunto com o STF. "Embora tenha essa demora, há esse compromisso do governo federal, especialmente na semana passada, quando informa que estaria realizando tratativas junto ao STF, para que a liberação da liminar fosse aí uma medida subsequente à liberação da medida provisória."

A lei criou o piso de R$ 4.750 para enfermeiros. O valor serve de referência para os salários dos técnicos, auxiliares e parteiras.

Ouça na Radioagência:


Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi - 29/03/2023 16:55:11. Última edição: 29/03/2023 16:55:11

Tags: Profissionais De Enfermagem Piso Salarial Ato Em Brasília

Leia também:

A cada dia, 145 mulheres são internadas para tratar varizes

A cada dia, 145 mulheres são internadas para tratar varizes

Com 45,8 mil mulheres internadas em 2022, o banco de dados do SUS registrou aumento de 103,4% no número de casos em comparação a 2021.

Vacinação contra a covid-19 deve ser permanente, diz especialista

O Brasil alcançou, nesta terça-feira (28), a triste marca de 700 mil mortes por covid-19. Para falar sobre o tema, o Repórter Nacional conversou com o vice-presidente de Ambiente e Proteção da Saúde da Fiocruz, Dr. Hermano Albuquerque de Castro.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi