Saúde

Projeto da Fiocruz testa drone para transporte de material biológico

A proposta quer levar amostras para a vigilância sanitária de covid-19 e tuberculose do SUS, o Sistema Único de Saúde.

Um projeto da Fiocruz Brasília, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, testa drones no transporte de materiais biológicos. A proposta quer levar amostras para a vigilância sanitária de covid-19 e tuberculose do SUS, o Sistema Único de Saúde.

A necessidade de ter esse tipo de material rapidamente nos laboratórios para a realização dos exames foi um dos motivos para a ideia do projeto, como explica o pesquisador da FioCruz Brasília, Wagner Martins.

Para os primeiros testes, o drone percorreu pouco mais de oito quilômetros em 16 minutos. Para percorrer a mesma distância no centro de Brasília, onde foi feita a simulação, demoraria até 40 minutos de carro. Os custos da viagem também foram reduzidos em 28% em comparação com o transporte terrestre, segundo a FioCruz.

O pesquisador explica que o drone não é controlado por um piloto, e sim por um sistema automático.

Agora, o projeto aguarda liberação da Anvisa e da Anac para a realização de voos curtos, e posteriormente pretende expandir para distâncias maiores.  

*Com supervisão de Paula de Castro

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso - 07/10/2022 16:05:30. Última edição: 07/10/2022 16:05:30

Tags: Friocruz Drone Transporte Material Biológico

Leia também:

Super Centro Carioca de Saúde tem 1ª parte inaugurada no Rio

Segundo a prefeitura, o complexo será a maior estrutura de saúde da cidade, com 582 especialistas e capacidade para realizar 113 mil procedimentos por mês pelo Sistema Único de Saúde.

Setembro teve menor incidência de SRAG desde início da pandemia

Setembro teve menor incidência de SRAG desde início da pandemia

Apesar da manutenção da queda nos casos associados à covid-19, o vírus Influenza A apresentou aumento, especialmente, em São Paulo e no Distrito Federal. Fiocruz pede que população procure vacinação contra a gripe.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi