Anvisa deixa de exigir teste de covid-19 para entrada no país
A Anvisa repassou as orientações às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores de portos e aeroportos em instrução técnica publicada em 23 de maio deste ano.
Equipamento está sendo construído com peças usuais de mercado
Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão, do Instituto Nacional de Tecnologia desenvolveram um dispositivo para transformar uma cadeira de rodas tradicional em um modelo similar a uma cadeira de rodas olímpica. Devido ao caráter inovador, um pedido de patente do dispositivo foi depositado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
A pesquisadora Carla Patrícia Guimarães, do instituto de tecnologia, explica que o extensor possibilita que o cadeirante se locomova e, quando quiser, pratique uma atividade desportiva com menos impacto, em virtude do sistema de amortecimento. Esse equipamento está sendo construído com peças usuais de mercado, sendo que qualquer bicicletaria e serralheiro podem fazer manutenção, pensando em baratear o preço. Segundo Carla, a ideia é trazer dirigibilidade.
O projeto foi contemplado no edital da Faperj de Mobilidade Urbana e, além disso, tem recebido apoio da prefeitura de Maricá. Ainda não se sabe o quanto isso vai custar. Mas a intenção é que seja feito com materiais sustentáveis e leves. A pesquisadora conta que o dispositivo foi pensado para ser incorporado de forma prática ao dia-a-dia do usuário.
Segundo Carla Guimarães, o extensor ficará, inicialmente, disponibilizado de forma gratuita em totens em toda orla da cidade de Maricá, na região dos Lagos no Rio de Janeiro, para que os cadeirantes possam utilizar de forma similar as bicicletas de aluguel espalhadas em várias cidades brasileiras.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 02/06/2023 18:50:15. Última edição: 02/06/2023 18:50:15
Tags: Cadeira De Rodas Inovação INPI
A Anvisa repassou as orientações às companhias aéreas, postos de fronteira e operadores de portos e aeroportos em instrução técnica publicada em 23 de maio deste ano.
O paciente é um homem de 69 anos, que está internado e em isolamento na enfermaria do Hospital Tricentenário, em Olinda. Já são três casos confirmados somente nesta unidade de saúde e todos cumprem isolamento.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.