Práticas culturais são usadas em tratamento de saúde dos yanomami
Entre as práticas incorporadas ao tratamento médico convencional no Hospital da Criança, em Boa Vista, estão apoio espiritual, rituais de cura e alimentos típicos de cada etnia.
Evento reúne 10 mil estudantes de todo o país no Rio de Janeiro.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que as políticas públicas da pasta envolve não só os profissionais da área, como também todos os outros setores da sociedade brasileira.
A declaração foi dada durante a abertura da Bienal da UNE, evento que deve receber, até o próximo domingo, 10 mil estudantes de todo o país no Rio de Janeiro.
"A luta da saúde é a luta por igualdade e envolve as mulheres, os vulneráveis, os indígenas, os negros, da população periférica e dos que sofrem com a violência. Por isso, é tão importante a luta da UNE e, por isso tudo, a agenda da saúde é a agenda da educação. É a agenda da ciência, da tecnologia e dos direitos humanos".
Nísia Trindade e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, foram homenageadas com uma placa com os dizeres: "Ciência não é escolha, é necessidade".
A 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes - acontece no Rio de Janeiro e vai até o próximo domingo. O tema deste ano é “ Um Rio chamado Brasil”.
O evento conta com debates, oficinas e palestras sobre saúde, arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia.
A programação é aberta ao público e conta com apresentações musicais nos Arcos da Lapa. Entre as atrações, estão Gaby Amarantos, DJ Renan da Penha e Bois de Parintins.
Para mais informações acesse o site.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 02/02/2023 21:45:06. Última edição: 02/02/2023 21:45:06
Entre as práticas incorporadas ao tratamento médico convencional no Hospital da Criança, em Boa Vista, estão apoio espiritual, rituais de cura e alimentos típicos de cada etnia.
Instituto Vidas Raras explica que as doenças raras são crônicas e precisam de tratamento a longo prazo. A falta do medicamento, ou o seu uso sem a frequência correta, pode causar sérios problemas aos pacientes.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.