Saúde

Rio cria programa de prevenção ao suicídio para agentes de segurança

Ideia é que PM e o Corpo de Bombeiros passem a integrar o projeto

O estado do Rio de Janeiro vai adotar, a partir desta terça-feira, um programa de prevenção ao suicídio voltado para policiais civis, agentes penitenciário e servidores que trabalham com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A ideia é que, no futuro, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também passem a integrar o projeto. Dados do IPPES, o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio, com base no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostram que 101 policiais civis e militares brasileiros cometeram suicídio em 2021. No estado do Rio, foram 15 casos. O programa Segurança Q Previne vai ser coordenado pelo próprio Ippes, em parceria com o governo do estado e o Ministério Público do Trabalho. De acordo com a presidente do instituto, Dayse Miranda, a primeira etapa do programa é um diagnóstico da situação nos órgãos participantes. Em seguida, será feito um trabalho de conscientização com gestores, profissionais de saúde mental que trabalham nesses locais e os próprios agentes. 

A presidente do IPPES explica que algumas condições inerentes ao trabalho com segurança pública podem aumentar o risco de adoecimento mental e suicídio

De acordo com Dayse Miranda, há outras questões agravantes como as escalas de trabalho que comprometem o descanso, a falta de assistência adequada após situações de trauma, como a morte de um colega, e o acesso mais fácil a armas de fogo. Ela acrescenta ainda que um profissional em sofrimento mental coloca em risco não apenas à sua vida, como também a de todos à sua volta, inclusive a população civil. O projeto será tem  previsão de durar dois anos.
 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / WEB Patrícia Serrão - 26/02/2023 15:35:14. Última edição: 26/02/2023 15:35:14

Tags: Combate Ao Suicídio

Leia também:

Povo Yanonami começa a ser vacinado pelo Ministério da Saúde

Os indígenas vão receber vacinas bivalentes contra a covid-19 e imunizantes de rotina do calendário adulto e infantil. Campanha começaria na segunda, junto com o restante do país, mas foi antecipada no território Yanomami.

Projeto atende crianças e adolescentes com sintomas de ansiedade

O atendimento é totalmente gratuito e voltado a jovens de todo o Brasil. A participação no programa é voluntária e não serão divulgados os nomes dos participantes.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi