Saúde

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.

O Rio de Janeiro registrou um caso de dengue tipo 4, que não circulava no estado desde 2018. A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.  

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

Segundo a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a dengue tipo 4 é menos agressiva do que a do tipo 3, que ainda não circula no Rio de Janeiro. No entanto, como o tipo 4 da doença retorna à circulação depois de cinco anos, muitas pessoas não têm imunidade desenvolvida, o que aumenta o risco de uma epidemia.  

A Secretaria de Saúde estadual informa que realiza, ao longo do ano, ações de controle do mosquito transmissor, e que elas são intensificadas nos meses de verão, quando o número de vítimas tende a aumentar. As autoridades de saúde reforçam a importância de a população ajudar na prevenção, evitando possíveis focos do vetor nas residências.  

O vírus da dengue é transmitido principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. O controle do mosquito é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya e Zika.    

Os principais sintomas da dengue são febre, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas e vômitos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. O tratamento é feito da mesma forma para os quatro tipos de dengue, com repouso e hidratação.  

Agência Brasil / Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula de Castro/Edgard Matsuki - 08/12/2023 14:55:11. Última edição: 08/12/2023 14:55:11

Tags: Dengue Rio De Janeiro

Leia também:

Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano

Incorporação de vacina contra dengue ao SUS deve sair ainda este ano

Recomendação feita pela Conitec está condicionada a uma proposta de redução de preço pela fabricante. Apesar do desconto oferecido, o valor por dose, de R$ 170, é classificado como alto.

Casos de dengue no Brasil aumentam 17,5% em 2023 

Casos de dengue no Brasil aumentam 17,5% em 2023 

Este ano, foram confirmados 100 mortes provocadas pela doença. As maiores incidências estão em Minas Gerais, no Tocantins e Espírito Santo.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi