Saúde

Rio faz busca ativa por crianças que não se vacinaram contra o sarampo

Secretaria de Saúde aponta que são pelo menos 16 mil crianças morando em bairros com risco epidemiológico alto para a doença.

Agentes da secretaria de Saúde da cidade do Rio de Janeiro continuam nesta segunda-feira (12) a busca ativa por crianças que ainda não se vacinaram contra o sarampo. Levantamento da pasta apontou que são pelo menos 16 mil crianças morando em bairros com risco epidemiológico alto para a doença, como Manguinhos, na zona norte, Santo Cristo, na região central da cidade; e Rio das Pedras, Recreio e Bangu, na zona oeste.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, explicou que a varredura vai até o próximo dia 20 e que o objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra o sarampo na capital e conter eventuais surtos.

Segundo ele, o órgão segue orientação da Organização Pan-Americana de Saúde, e as equipes da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde estão indo às casas, para conversar com as famílias e verificar a situação de crianças de seis meses a 4 anos que ainda não tomaram as doses da tríplice viral, a vacina que previne sarampo, caxumba e rubéola.

Quem não está com a caderneta em dia pode tomar a vacina na própria casa, durante a busca ativa, já que o objetivo é justamente facilitar o acesso à imunização.

Nas visitas, a equipe verifica ainda a situação de crianças e adolescentes até 14 anos, para orientar os pais quanto à atualização.

O esquema da tríplice viral é composto por doses aos seis, aos 12 e entre 15 meses e 4 anos de idade. Em caso de dúvidas, os pais devem ir a uma Clínica da Família ou a um Centro Municipal de Saúde, levando a caderneta de vacinação do paciente.

Em todo o estado, a imunização com a tríplice viral caiu de 94% para 56% entre os anos de 2017 e 2021. Somente no município do Rio, a cobertura com a vacinação em crianças até dois anos passou de 75% em 2021 para 63% em 2022.

 

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 14/12/2022 20:21:36. Última edição: 14/12/2022 20:21:36

Tags: Vacina Rio Crianças Sarampo

Leia também:

Saúde do estado do RJ reforça a importância da vacina contra covid-19

Os indicadores da covid-19 no estado do Rio de Janeiro seguem com tendência de queda, pela segunda semana seguida.

Serrana: Vacinação em massa contra covid reduziu casos graves e mortes

A vacinação contra a covid em Serrana - SP foi considerada modelo. A cidade foi escolhida como sede do Projeto S do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac que desenvolviam a vacina Coronavac.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi