Saúde

Rio permanece com tendência de alta de casos de covid-19

Autoridades recomendam que todos tomem vacina bivalente

O Boletim de Monitoramento de Dados Precoces da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), divulgado nesta segunda-feira (18), aponta tendência de alta nos casos positivos da doença, identificados por exames de antígeno e RT-PCR. Segundo a secretaria, apesar do aumento de notificações, a rede assistencial não está sobrecarregada de atendimentos, e sem pressão na capacidade instalada.

Rio permanece com tendência de alta de casos de covid-19
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

A taxa de positividade em ambos os exames (RT-PCR e antígeno) manteve tendência de alta passando de 18% e 36% para 20% e 39%, respectivamente. Na rede privada, houve redução no número de exames realizados para os testes laboratoriais (RT-PCR) e teste rápido (antígeno). Já na rede pública, houve aumento da procura pelo teste rápido (antígeno) nas unidades básicas de saúde, mas não houve aumento do exame RT-PCR.

"Essa atualização nos indica que, neste momento, não há uma mudança significativa no cenário epidemiológico. A recomendação da SES-RJ segue a mesma, para que todos atualizem o esquema vacinal com a bivalente, especialmente os idosos e os grupos prioritários", afirmou, em nota, Claudia Mello, secretária estadual de Saúde.

Segundo a pasta, as UPAs estaduais registraram estabilidade nos atendimentos de adultos, enquanto que houve queda no atendimento de crianças na última semana. A análise leva em consideração as semanas epidemiológicas 36 (de 3 a 9 de setembro) e 37 (de 10 a 16 de setembro).

Subvariante Éris

Até o momento, foram confirmados seis casos da nova subvariante Éris na cidade do Rio de Janeiro. Diante do atual cenário epidemiológico, novos casos sequenciados serão divulgados no Painel de Monitoramento da Covid-19, assim que confirmados por laboratório.

Os casos são investigados pela secretaria de Saúde da capital fluminense. A SES reforça a recomendação para que todos que ainda não tomaram a dose da vacina bivalente procurem os postos de saúde.

Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Carolina Pimentel - 18/09/2023 19:05:10. Última edição: 18/09/2023 19:05:10

Tags: Covid-19 Rio De Janeiro Subvariante Éris

Leia também:

Doação de medula óssea: conheça caso de sucesso

Doação de medula óssea: conheça caso de sucesso

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea foi comemorado no sábado. O primeiro transplante foi feito na década de 1950 e hoje, milhões de pessoas já receberam células-tronco do sangue para tratamento de diversas doenças.

Amapá melhora cobertura vacinal contra pólio após índice ruim em 2021

Amapá melhora cobertura vacinal contra pólio após índice ruim em 2021

Apenas 44,2% dos bebês no Amapá tinham sido vacinados com as três doses da vacina em 2021. A situação começou a mudar em 2022, com 95% de cobertura vacinal concluída. O responsável por essa virada foi um projeto da Fiocruz, chamado Movimento Nacional pela Vacinação.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi