Saúde

Rio tem ações de conscientização sobre o AVC neste sábado (29)

Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro se entopem ou se rompem, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Neste sábado, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao AVC. Em Copacabana, na zona sul carioca, profissionais da saúde promovem ações de conscientização sobre fatores de risco e os benefícios do acesso rápido a cuidados médicos de emergência.

O fisioterapeuta Gabriel Pinheiro, idealizador da ação na Praia de Copacabana, explica que reconhecer os sinais e procurar ajuda especializada podem ampliar as chances de recuperação do paciente.

Conhecido popularmente como derrame, o acidente vascular cerebral acontece quando os vasos que levam sangue ao cérebro se entopem ou se rompem, provocando paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Especialistas alertam que diversos fatores aumentam a probabilidade de ocorrência de um AVC, incluindo hipertensão, colesterol alto, consumo de álcool e tabagismo. E hábitos simples ajudam na prevenção do AVC, como beber bastante água; praticar atividade física regularmente e manter a pressão e a glicose sob controle.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista - 01/11/2022 15:17:05. Última edição: 01/11/2022 15:17:05

Tags: AVC Dia Mundial De Combate Ao AVC

Leia também:

Saiba quais são e como reconhecer sinais de acidente vascular cerebral

Segundo o Ministério da Saúde, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.

Novas regras para carne moída entram em vigor nesta terça (1º)

Pelo documento, mais de 20 itens deverão ser observados por quem produz e comercializa carne no país.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi