Saúde

RJ tenta conter avanço de meningite em Campos dos Goytacazes

Em menos de 30 dias, quatro casos de meningite meningocócica foram detectados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Trata-se de duas crianças de 1 e 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos.

Em menos de 30 dias, quatro casos de meningite meningocócica foram detectados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Trata-se de duas crianças de 1 e 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos. Ao todo, em 2023 foram confirmados 15 casos de meningite na cidade, sendo quatro deles meningocócica, a forma mais grave da doença. Em todo o ano de 2022, a cidade de Campos dos Goytacazes teve apenas dois casos de meningite.

A doença é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Entre os principais sintomas estão febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito e dores nas articulações. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano.

Uma série de medidas da Secretaria Municipal de Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, estão sendo tomadas para conter o avanço da doença, como explica Silvia Carvalho, superintendente de Emergência em Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Considerada grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. Cinco vacinas, entre elas da Meningocócica C e a ACWY, são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde em salas de vacinação distribuídas pelo país. Para pessoas imunodeprimidas, outras duas vacinas são fornecidas em Centros de Imunobiológicos Especiais.

Dos quatro casos confirmados em Campos nos últimos 30 dias, nenhum apresentava histórico de esquema vacinal completo. Para a vacina ACWY, por exemplo, a cobertura em 2022 foi de menos de 60%. Isabela Balalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, ressalta a gravidade da falta de vacinação.

Apesar o alto número de casos, a Secretaria de Estado de Saúde alerta que a cidade de Campos dos Goytacazes ainda não vive um surto da doença.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 27/07/2023 14:00:10. Última edição: 27/07/2023 14:00:10

Tags: Meningite Meningocócica

Leia também:

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

A cada ano, 1,5 milhão de novos casos de câncer de cabeça e pescoço são identificados no mundo. São 460 mil mortes por causa da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Ministério da Saúde retoma educação sexual e reprodutiva nas escolas

Instituído em 2007, em parceria com o Ministério da Educação, o Programa Saúde na Escola também vai voltar a trabalhar com outras temáticas, como a prevenção da violência e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi