Saúde

São Paulo confirma primeiro caso de superfungo Candida auris

Paciente está internado em Campinas

O estado de São Paulo confirmou o seu primeiro caso do superfungo Candida auris em um paciente neonatal do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na cidade de Campinas.

São Paulo confirma primeiro caso de superfungo Candida auris
© CDC/Dr. Leanor Hailey/Direitos reservados

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, a presença do fungo foi detectada no dia 18 de maio, após exames realizados em um paciente, que está sendo acompanhado por equipe médica, tendo boa evolução clínica. O nome dele não foi informado.

Agente patológico

Em nota, o estado informou que, até o momento, nenhum profissional ou outro paciente foi diagnosticado com o agente patológico e que a unidade seguirá com novos rastreamentos e reforço das medidas já adotadas.

“Todas as medidas de contenção da disseminação estão sendo adotadas, com ampla investigação em relação aos profissionais e pacientes do hospital”, informa o comunicado.

Segundo o Ministério da Saúde, o superfungo Candida auris foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão.

A levedura – tipo de fungo que possui apenas uma célula – causa grande preocupação nas autoridades sanitárias por ser resistente diante da maioria dos fungicidas existentes. Em alguns casos, a todos. Isso levou a espécie a receber o apelido de superfungo.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Kleber Sampaio - 08/06/2023 14:01:22. Última edição: 08/06/2023 14:01:22

Tags: São Paulo Superfungo Candida Auris

Leia também:

Anvisa autoriza Fugini a voltar a fabricar seus produtos

A liberação foi possível após análise dos registros do controle de qualidade da fábrica, que apontaram melhorias e reformas, e a ausência de resultados que representassem risco à saúde do consumidor

Governo amplia acesso aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular

Os beneficiários do Bolsa Família terão acesso, de graça, a todos os medicamentos do programa Farmácia Popular do Brasil. Além de hipertensão, diabetes e asma, que já são oferecidos de graça, os remédios para osteoporose e anticoncepcionais também serão gratuitos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi