Saúde

São Paulo ganha espaço de apoio para famílias de dependentes químicos

Unidade do Espaço Prevenir inaugurada no bairro Tatuapé, em São Paulo, visa prevenir recaídas e fortalecer laços familiares após tratamento, com foco na recuperação e prevenção.

As famílias de dependentes químicos em recuperação na capital paulista contam agora com um serviço de apoio. É a primeira unidade do Espaço Prevenir, lançada nesta quarta-feira, que funcionará no bairro Tatuapé, zona leste de São Paulo.

São Paulo ganha espaço de apoio para famílias de dependentes químicos

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, o foco do espaço é oferecer serviços para prevenir recaídas depois do tratamento e fortalecer os vínculos familiares.

Ele explica que esse apoio é fundamental porque as famílias também adoecem quando um membro se torna dependente químico. E relata que o modelo tem mostrado bons resultados em cidades do interior do estado, como São José dos Campos e São José do Rio Preto, onde já foi implantado.

Além do atendimento psicossocial a famílias de dependentes, o Espaço Prevenir também apoiará pessoas que estão em fase final ou já completaram o tratamento em comunidades terapêuticas.

O local tem capacidade para atender até duzentas pessoas por mês, com equipe técnica formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. Também serão oferecidos serviços de terapias em grupos, consultas com psicólogos e atividades de cultura e lazer.

Os profissionais orientarão as famílias sobre como lidar com o parente que está usando drogas, inclusive sugerindo medidas como a internação.

A coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Eliana Borges, ressalta que o serviço também prestará apoio aos filhos de dependentes, para romper o ciclo e evitar que a próxima geração siga pelo mesmo caminho.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes/Edgard Matsuki - 07/09/2023 16:55:08. Última edição: 07/09/2023 16:55:08

Tags: Espaço Prevenir São Paulo

Leia também:

PNI 50 anos: Zé Gotinha é o

PNI 50 anos: Zé Gotinha é o "herói" das campanhas de vacinação

O personagem foi criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa, e nem sempre foi uma unanimidade. Rosa conta que foi contratado para criar apenas uma logomarca para a campanha de erradicação da poliomielite, mas achou que um boneco teria mais apelo com as crianças.

Setembro amarelo: autolesão cresce entre adolescentes

Setembro amarelo: autolesão cresce entre adolescentes

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, de 517 jovens entre 10 e 14 anos, 9,48% apresentaram esse comportamento.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi