Saúde

São Paulo inicia vacinação de pessoas com baixa imunidade contra mpox

Imunização está disponível nos serviços de Atenção Especializada

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (22) a vacinação contra mpox para pessoas que vivem com HIV ou Aids e apresentam quadro de baixa imunidade. Estão disponíveis 1,3 mil doses para pessoas a partir de 18 anos de idade. A imunização acontece em duas etapas, com intervalos de quatro semanas entre cada dose.

Também podem ser vacinar pessoas com idade entre 18 e 49 anos de idade que trabalham diretamente com orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3.

A imunização está disponível nos serviços de Atenção Especializada (SAE), que fazem parte da Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids. A lista com endereço dos locais está disponível na página da Secretaria Municipal de Saúde.

Conhecida como varíola dos macacos, a mpox se caracteriza pelo surgimento de erupções cutâneas (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Pode afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e órgãos genitais. A transmissão acontece principalmente a partir do contato direto com essas lesões.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Fernando Fraga - 22/03/2023 10:40:16. Última edição: 22/03/2023 10:40:16

Tags: Mpox Varíola Dos Macacos Vacina Vacinação São Paulo Baixa Imunidade

Leia também:

Estudo mostra a necessidade da dose de reforço contra a covid-19

De acordo com a pesquisa, após a infecção, o sistema imunológico dos pacientes saudáveis e com idade de até de 40 anos se assemelha ao de pessoas com obesidade, diabetes e idosas. Esquema vacinal completo ajuda na recuperação.

Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade

Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade

Uma das recomendações é a prática de atividades que contribuam para liberação de endorfina, neurotransmissor que alivia estresse, tensão e induz sentimentos de prazer.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi