Saúde

Saúde cria Memorial da Pandemia de Covid-19

Comissão especial vai propor o projeto

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União institui o Memorial da Pandemia de Covid-19, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A proposta é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.

Saúde cria Memorial da Pandemia de Covid-19
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, define a portaria.

O Ministério da Saúde criará uma comissão especial, à qual caberá propor o projeto do memorial; conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de covid-19; acompanhar a instalação do memorial e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no local, indicando potenciais parceiros; e definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do ministério e de outros órgãos e entidades.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 01/11/2023 12:25:15. Última edição: 01/11/2023 12:25:15

Tags: Covid-19 Pandemia Coronavírus Ministério Da Saúde Memorial

Leia também:

Diabetes: como diminuir o consumo de açúcar?

Diabetes: como diminuir o consumo de açúcar?

Nesta edição, o Viva Maria fala sobre o diabetes com a escritora e jornalista Sonia Hirsch, autora do livro Sem Açúcar, Com afeto.

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia diz que meninas vão às consultas 18 vezes mais que meninos no SUS e que vacinação contra HPV é maior entre elas.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi