Diabetes: como diminuir o consumo de açúcar?
Nesta edição, o Viva Maria fala sobre o diabetes com a escritora e jornalista Sonia Hirsch, autora do livro Sem Açúcar, Com afeto.
Comissão especial vai propor o projeto
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União institui o Memorial da Pandemia de Covid-19, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A proposta é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.
© Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, define a portaria.
O Ministério da Saúde criará uma comissão especial, à qual caberá propor o projeto do memorial; conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de covid-19; acompanhar a instalação do memorial e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no local, indicando potenciais parceiros; e definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do ministério e de outros órgãos e entidades.
Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 01/11/2023 12:25:15. Última edição: 01/11/2023 12:25:15
Tags: Covid-19 Pandemia Coronavírus Ministério Da Saúde Memorial
Nesta edição, o Viva Maria fala sobre o diabetes com a escritora e jornalista Sonia Hirsch, autora do livro Sem Açúcar, Com afeto.
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia diz que meninas vão às consultas 18 vezes mais que meninos no SUS e que vacinação contra HPV é maior entre elas.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.