Saúde

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

Primeiro lote de 50 mil doses já foi distribuído no ano passado

O Ministério da Saúde recebeu, ontem (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.

Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos de idade ou mais, com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados, que têm alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.

Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.

“O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 20/01/2023 14:00:16. Última edição: 20/01/2023 14:00:16

Tags: Covid-19 Coronavírus Pandemia Antiviral SUS

Leia também:

Dia Nacional das Parteiras: saber transmitido por gerações

20 de janeiro é o Dia Nacional dedicado às parteiras tradicionais, dia de reconhecer os saberes acumulados sobre cada fase da gestação: do pré-natal ao pós parto.

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo

Anvisa anuncia novas restrições de produtos para cabelo

Os 11 itens com venda suspensa são alvo de investigação pela agência e por órgãos de Vigilância Sanitária locais devido a relatos de ocorrência de eventos adversos graves após o uso.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi