Dia Nacional das Parteiras: saber transmitido por gerações
20 de janeiro é o Dia Nacional dedicado às parteiras tradicionais, dia de reconhecer os saberes acumulados sobre cada fase da gestação: do pré-natal ao pós parto.
Primeiro lote de 50 mil doses já foi distribuído no ano passado
O Ministério da Saúde recebeu, ontem (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.
© Marcello Casal Jr Agência Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.
Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos de idade ou mais, com diagnóstico confirmado de covid-19, com sintomas leves a moderados, que têm alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.
Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.
“O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 20/01/2023 14:00:16. Última edição: 20/01/2023 14:00:16
Tags: Covid-19 Coronavírus Pandemia Antiviral SUS
20 de janeiro é o Dia Nacional dedicado às parteiras tradicionais, dia de reconhecer os saberes acumulados sobre cada fase da gestação: do pré-natal ao pós parto.
Os 11 itens com venda suspensa são alvo de investigação pela agência e por órgãos de Vigilância Sanitária locais devido a relatos de ocorrência de eventos adversos graves após o uso.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.