Novembro Roxo alerta para a prevênção do parto prematuro
Levantamento aponta que de 2019 até novembro deste ano, 11% das crianças que nasceram no Rio de Janeiro tinham menos de 37 semanas, ou seja, nasceram prematuras.
A recomendação é dada em um momento de expansão da covid-19 no Rio de Janeiro. Em 15 dias, o número de casos subiu 430%.
Diante do aumento de casos da Covid-19 a Secretaria de Estado do Rio de Janeiro voltou a recomendar o uso de máscaras, especialmente em unidades hospitalares. Além disso, a secretaria recomendou a testagem de casos de síndrome gripal, distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados.
A recomendação foi divulgada em ofício aos 92 municípios do Estado. De acordo com o documento os cuidados devem ser especialmente reforçados por aqueles que estão com sintomas gripais (ou tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados), assim como para as pessoas com fatores de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
A recomendação foi aprovada por especialistas. De acordo com o infectologista Celso Ramos Filho, professor da UFRJ e membro da Academia Nacional de Medicina, ela deve vir acompanhada das outras medidas de prevenção já conhecidas: “O uso de máscaras certamente é uma medida correta, necessária, da mesma forma que lavagem de mãos ou eventualmente o uso de álcool etílico em gel ou líquido e vacinação”.
Renato Kfouri, pediatra infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, ressalta a importância destes cuidados principalmente pelos grupos de risco: “Indivíduos imunocomprometidos, aqueles muito idosos, gestantes, em todos os momentos que tivermos enfrentando momentos de maior circulação de vírus respiratório, de doenças de transmissão respiratória, é aconselhável sim que se utilize máscara, que evite aglomerações”.
A recomendação é dada em um momento de expansão da covid-19 no Rio de Janeiro. Em 15 dias, o número de casos subiu 430%.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Gomes / Beatriz Arcoverde - 20/11/2022 18:10:36. Última edição: 20/11/2022 18:10:36
Tags: Uso De Mácaras
Levantamento aponta que de 2019 até novembro deste ano, 11% das crianças que nasceram no Rio de Janeiro tinham menos de 37 semanas, ou seja, nasceram prematuras.
Diante do aumento de casos da covid-10 a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro voltou a recomendar aos municípios o uso de máscaras, especialmente em unidades hospitalares.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.