Saúde

Secretaria de Saúde do Rio prorroga campanha de vacinação contra gripe

Grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%

A campanha de vacinação contra a influenza no município do Rio de Janeiro, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogada. Sem data ainda de encerramento.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital espera que, com a prorrogação, os grupos prioritários alcancem maior cobertura de vacinação. Desde o início da campanha, já foram aplicadas aproximadamente 1,362 milhão de doses. Mas isso equivale a apenas 20% da população carioca.

O grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%. Segundo o secretário Municipal de Saúde, os números baixos são preocupantes.

Apesar da vacina ser direcionada a grupos mais vulneráveis, por causa das baixas coberturas, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar. O imunizante protege contra as principais cepas do vírus influenza, que circulam no hemisfério sul, no ano passado, incluindo H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e a H3N2, que provocou surtos recentes, com óbitos no país.

A vacinação está sendo realizada nas 237 unidades de atenção primária. De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Fora desses horários, é possível se vacinar no Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, na zona sul, que funciona das 8h00 da manhã até as 22h00, de domingo a domingo.

Outras unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma "Onde ser atendido". A secretaria esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza podem ser tomadas no mesmo dia.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 29/05/2023 18:25:12. Última edição: 29/05/2023 18:25:12

Tags: Vacinação Influenza Rio De Janeiro

Leia também:

OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global

OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global

Organização Mundial da Saúde (OMS) criará plano global de saúde indígena, tornando a questão prioritária na pauta do organismo internacional, conforme proposto pelo Brasil.

Bancos de sangue em São Paulo estão com estoques baixos

O alerta da Fundação Pró-sangue ocorre com a proximidade do inverno e férias escolares, quando as doações costumam reduzir. A situação é crítica principalmente dos tipos B+, O-, B- e O+.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi