OMS aprova ação que eleva saúde indígena ao nível de prioridade global
Organização Mundial da Saúde (OMS) criará plano global de saúde indígena, tornando a questão prioritária na pauta do organismo internacional, conforme proposto pelo Brasil.
Grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%
A campanha de vacinação contra a influenza no município do Rio de Janeiro, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogada. Sem data ainda de encerramento.
A Secretaria Municipal de Saúde da capital espera que, com a prorrogação, os grupos prioritários alcancem maior cobertura de vacinação. Desde o início da campanha, já foram aplicadas aproximadamente 1,362 milhão de doses. Mas isso equivale a apenas 20% da população carioca.
O grupo de risco com a maior cobertura é o dos idosos com 42%. Segundo o secretário Municipal de Saúde, os números baixos são preocupantes.
Apesar da vacina ser direcionada a grupos mais vulneráveis, por causa das baixas coberturas, todas as pessoas a partir de 6 meses de idade podem se vacinar. O imunizante protege contra as principais cepas do vírus influenza, que circulam no hemisfério sul, no ano passado, incluindo H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, e a H3N2, que provocou surtos recentes, com óbitos no país.
A vacinação está sendo realizada nas 237 unidades de atenção primária. De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Fora desses horários, é possível se vacinar no Super Centro Carioca de Saúde, em Botafogo, na zona sul, que funciona das 8h00 da manhã até as 22h00, de domingo a domingo.
Outras unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma "Onde ser atendido". A secretaria esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza podem ser tomadas no mesmo dia.
Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda - 29/05/2023 18:25:12. Última edição: 29/05/2023 18:25:12
Tags: Vacinação Influenza Rio De Janeiro
Organização Mundial da Saúde (OMS) criará plano global de saúde indígena, tornando a questão prioritária na pauta do organismo internacional, conforme proposto pelo Brasil.
O alerta da Fundação Pró-sangue ocorre com a proximidade do inverno e férias escolares, quando as doações costumam reduzir. A situação é crítica principalmente dos tipos B+, O-, B- e O+.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.