Saúde

Setembro Safira alerta sobre o uso incorreto de lentes de contato

O mês de setembro é usado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia para conscientizar as pessoas sobre o cuidado que se deve ter com as lentes de contato para evitar problemas como úlceras na córnea.

O mês de setembro é usado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia para conscientizar as pessoas sobre o cuidado que se deve ter com as lentes de contato para evitar problemas como úlceras na córnea.

Entre os mais jovens, virou febre usar lentes de contato coloridas como acessório estético. A busca por mudar a aparência tem seus riscos, como diz o oftalmologista e primeiro-secretário da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sergio Fernandes: “As lentes coloridas melhoram a estética, mas com elas têm que ter os mesmos cuidados das lentes refracionais, com todo o cuidado para que você não venha contaminar seus olhos: Lavar a mão, usar seu estojinho com uma solução antisséptica então isso deve ser seguido.”

Foi o caso, de forma mais leve, do estudante Eduardo Ferreira de 19 anos. Ele usou por um tempo os acessórios, mas sentiu incômodo: “Eu usei lente de contato devida a estética mesmo, para mudar, ficar diferente. Eu usei num período curto pois me incomodava um pouco porque eu tenho miopia e aí quando eu usava ficava pior a miopia.”

O oftalmologista Sergio Fernandes recomenda ajuda profissional antes de adquirir uma lente: “A recomendação é que essa lente de contato seja sempre sobre supervisão médica, sempre com indicação. Porque ela pode não ser a lente ideal para o seu olho."

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia ressalta que as lentes de contato são seguras e eficazes para o uso, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

*Com supervisão de Jacson Segundo

Agência Brasil / Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde - 19/09/2022 14:09:18. Última edição: 19/09/2022 14:09:18

Tags: Setembro Safira Lentes De Contato

Leia também:

Anvisa vai ouvir população sobre regras para pesquisa de doenças raras

Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai ouvir a população sobre novas regras que podem acelerar as pesquisas de remédios para doenças raras.

Pernambuco flexibiliza uso de máscaras no transporte público

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há uma tendência de queda da circulação viral. Na última semana epidemiológica, o estado registrou o menor patamar em dois anos de Síndrome Respiratória

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi