Saúde

Substituir açúcar por adoçante não ajuda a controlar o peso, diz OMS

Segundo a OMS, novos estudos sugerem que os edulcorantes, popularmente conhecidos como adoçantes, não trazem benefício na redução da gordura corporal. O uso prolongado desses produtos também pode aumentar o risco para doenças.

Substituir açúcar por adoçante na alimentação não ajuda a controlar o peso. A conclusão foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde.

Segundo a OMS, novos estudos sugerem que os edulcorantes, popularmente conhecidos como adoçantes, não trazem benefício na redução da gordura corporal em adultos, adolescentes ou crianças.

E mais, o uso prolongado desses produtos pode aumentar o risco para diabetes, doenças cardiovasculares e a mortalidade em adultos.

A organização recomenda não usar adoçantes para reduzir o risco dessas doenças ou para o controlar o peso.

A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente.

E abrange produtos com aspartame, sucralose, sacarina, estévia, ciclamatos e outros.

Para a OMS, é preciso reduzir a doçura da alimentação para melhorar a saúde, diminuindo o consumo de açúcares adicionados e adoçantes, mas para isso,de acordo com Laís Amaral, coordenadora do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o consumidor pode se orientar pelos rótulos dos alimentos, que precisam indicar claramente as quantidades desses produtos.

Ela alerta que mesmo a nova norma de rotulagem dos alimentos em vigor desde outubro do ano passado, não prevê uma lupa nos rótulos sobre os adoçantes, mencionados nas embalagens como edulcorantes.

Nós procuramos a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para saber do posicionamento sobre a nova recomendação da OMS e sobre os rótulos dos alimentos. Até o fechamento desta edição não houve retorno.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 16/05/2023 18:35:16. Última edição: 16/05/2023 18:35:16

Tags: Adoçantes OMS Açúcar Alimentação Substituição

Leia também:

Saúde incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia

Saúde incorpora ao SUS dois medicamentos contra anemia

Previsão é que a ferripolimaltose e a carboximaltose férrica estejam disponíveis no sistema público de saúde em até 180 dias.

Anvisa concede registro para produção de vacina contra meningite

Anvisa concede registro para produção de vacina contra meningite

Imunizante poderá ser fabricado pela Fiocruz, Funed em parceria com a farmacêutica GSK. Vacina é recomendada para adolescentes de 11 e 12 anos em dose única.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi