Saúde

SUS incorpora remédio para tuberculose que reduz tempo de tratamento

O medicamento pretomanida reduz de 18 para seis meses o período de tratamento e é administrado via oral, o que facilita a adesão dos pacientes. Além disso, causa menos efeitos colaterais.

O Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde o medicamento pretomanida para o tratamento da tuberculose resistente.

SUS incorpora remédio para tuberculose que reduz tempo de tratamento

O fármaco reduz de 18 para seis meses o período de tratamento e é administrado via oral, o que facilita a adesão dos pacientes. Além disso, causa menos efeitos colaterais.

Os principais beneficiados com o medicamento são pacientes com tuberculose resistente à rifampicina, tuberculose multidrogarresistente e pré-extensivamente resistente a medicamentos.

A oferta de tratamento da tuberculose com predomina (pretomanida?) é recomendada pela Organização Mundial da Saúde. A estimativa de economia é de 100 milhões de reais em cinco anos para os cofres públicos.

Na última sexta-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de Reunião de Alto Nível sobre a Luta contra Tuberculose, agenda que ocorreu paralela à Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Segundo comunicado do Ministério da Saúde, o Brasil apresentou o plano para erradicação da doença com medidas de impacto em múltiplas frentes e tratou de novas cooperações para erradicar a tuberculose e outras doenças com determinantes sociais.

A tuberculose é uma doença considerada grava problema de saúde pública no Brasil. Por ano, afeta cerca de 80 mil pessoas no Brasil; mais de 5.500 mortes são registradas anualmente devido à doença.

O governo brasileiro tem o compromisso de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Ou seja, reduzir a incidência da doença para menos de 10 casos por 100 mil habitantes. No ano passado, a incidência foi de 36 por 100 mil habitantes.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 25/09/2023 20:00:06. Última edição: 25/09/2023 20:00:06

Tags: Tratamento Da Tuberculose

Leia também:

Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2

Anvisa aprova novo medicamento contra diabetes tipo 2

Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, tem como princípio ativo a tirzepatida, que age no controle do açúcar no sangue. Ele está disponível no formato de caneta injetável.

Prefeitura do Rio aplica quase 28,5 mil doses de vacinas em escolas

Prefeitura do Rio aplica quase 28,5 mil doses de vacinas em escolas

Até o dia 15 de setembro, 1.220 instituições de ensino receberam equipes de vacinação e outras 500 escolas serão atendidas nas próximas semanas.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi