Saúde

SUS oferece tratamento do tabagismo e dependência da nicotina

Medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União

O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina. A medida foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial e tem como objetivo reduzir a prevalência de usuários no país.

SUS oferece tratamento do tabagismo e dependência da nicotina
© Divulgação/Banco Mundial/ONU

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que o Brasil, em 2019, ainda mantinha 12,8% da população usuária de derivados do tabaco, além de 9,2% de fumantes passivos. De acordo com Organização Mundia de Saúde (OMS), a cada dia, no país, 443 pessoas morrem por causa do tabagismo.

Segundo a publicação, o novo PNCT tem a missão de “articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco”. Caberá às secretarias Estaduais e Municipais de Saúde implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da gestão, o novo PNCT deverá atuar em três outros eixos: o cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação; e vigilância. Tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo passivo, são ações ligadas ao cuidado integral.

No eixo educação o novo programa prevê qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT, profissionais de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população. Já o eixo vigilância em saúde é voltado para ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados, assim como de outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e até de produtos ilegais.

Por Fabiola Sinimbu - Agência Brasil Brasília / Edição: Maria Claudia - 13/06/2023 12:35:12. Última edição: 13/06/2023 12:35:12

Tags: SUS Tratamento Do Tabagismo Dependência Da Nicotina Ministério Da Saúde

Leia também:

Vacinação reduziu mortalidade por covid-19 em comunidade, diz estudo

Vacinação reduziu mortalidade por covid-19 em comunidade, diz estudo

A vacinação em massa de moradores da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, reduziu em 46% a mortalidade por covid-19. O dado foi apresentado em um artigo publicado na revista científica BMJ Global Health e mostra a importância do trabalho realizado pela Fundação Oswaldo Cruz durante a Pandemia de coronavírus, no local.

Pesquisa da UFRJ identifica canabidiol em planta nativa brasileira

Planta costuma ser usada em processos de reflorestamento, por conta do crescimento rápido. As folhas também são conhecidas popularmente como analgésicos para tratar erupções na pele.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi