Saúde

SUS vai oferecer teste rápido que detecta sífilis e HIV ao mesmo tempo

O Ministério da Saúde vai investir R$ 27 milhões na aquisição do teste rápido que identifica ao mesmo tempo as infecções por sífilis e HIV. Serão quatro milhões de unidades do chamado duo teste ofertadas no SUS para a população.

 

SUS vai oferecer teste rápido que detecta sífilis e HIV ao mesmo tempo

Teste rápido que detecta sífilis e HIV ao mesmo tempo será ofertado pelo SUS. O Ministério da Saúde vai investir R$ 27 milhões na aquisição do teste rápido que identifica ao mesmo tempo as infecções por sífilis e HIV. Serão quatro milhões de unidades do chamado duo teste ofertadas no SUS para a população. A expectativa é que a distribuição para os estados ocorra ainda este ano.  

Inicialmente, o duo teste será direcionado para o rastreio da sífilis em mulheres grávidas, trabalhadoras do sexo e homens que fazem sexo com homens. As demais pessoas serão testadas com a tecnologia que já é ofertada atualmente pelo SUS.  

Assim como o rastreio que já é feito, a leitura de resultado do duo teste será de até 30 minutos, sem a necessidade de ser realizada em laboratório. 

A iniciativa faz parte do esforço do Ministério da Saúde em eliminar ou controlar, até o ano de 2030, 14 doenças com elevada incidência em regiões de maior vulnerabilidade social, como é o caso das duas doenças que serão detectadas por teste único. No caso da sífilis, foram 213 mil brasileiros diagnosticados com a infecção em 2022, 99 casos por 100 mil habitantes e um crescimento de 23% nos registros de casos em relação ao ano anterior.  

Outro dado preocupante segundo a pasta foi o aumento no diagnóstico de sífilis em gestantes, que passou de 28,1 casos a cada mil nascidos vivos, em 2021, para 32,4 casos a cada mil nascidos vivos no ano passado. Já a taxa de incidência da sífilis congênita, que é transmitida durante a gestação, se manteve estável no mesmo comparativo: aproximadamente dez casos por mil nascidos vivos. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista - 22/10/2023 13:05:16. Última edição: 22/10/2023 13:05:16

Tags: SUS HIV Sífilis Teste Rápido

Leia também:

“Cura gay” constitui prática de tortura, dizem especialistas

“Cura gay” constitui prática de tortura, dizem especialistas

“Ter a sexualidade reprimida dessa forma por um discurso religioso e por uma conexão latente entre culpa, erro, equívoco e impossibilidade de existir no mundo é terrível, é muito severo”, afirma cientista política.

Especialista alerta sobre transmissão da sífilis de gestante para bebê

Especialista alerta sobre transmissão da sífilis de gestante para bebê

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a doença pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios - sífilis primária, secundária, latente e terciária.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi