Saúde

Tratamento do autismo é incluído na Política Nacional de Saúde

Com isso, Centros de Reabilitação que atendem pessoas autistas vão receber aporte de 20% no custeio mensal. No total, serão mais de R$ 540 milhões investidos na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O tratamento do Transtorno do Espectro Autista agora faz parte da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Com isso, Centros de Reabilitação que atendem pessoas autistas vão receber aporte de 20% no custeio mensal.  

Tratamento do autismo é incluído na Política Nacional de Saúde

No total, serão mais de R$ 540 milhões investidos na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. 

O anúncio foi feito nessa quinta-feira, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, pelo Ministério da Saúde. 

Nessa rede, pacientes, familiares e cuidadores contam com 300 Centros Especializados em Reabilitação, responsáveis pela realização do diagnóstico, acompanhamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia de assistência. 

O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento da pessoa, o que pode interferir na comunicação, linguagem, interação social e comportamento.  

No entanto, o diagnóstico e o tratamento precoces permitem a independência e qualidade de vida.  

O Ministério da Saúde aponta que os sinais do autismo podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico fechado entre 2 e 3 anos de idade.  

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 22/09/2023 16:20:11. Última edição: 22/09/2023 16:20:11

Tags: Pessoa Com Deficiência Autismo Recursos Política Nacional De Saúde Da Pessoa Com Deficiência

Leia também:

Envelhecimento da população vai demandar mais vacinas para idosos

Envelhecimento da população vai demandar mais vacinas para idosos

Influenza, o vírus sincicial respiratório e a covid-19 estão entre as maiores ameaças para pessoas acima de 60 anos, e podem ser prevenidas por vacinação.

Fiocruz lança plataforma com dados sobre clima e saúde

Fiocruz lança plataforma com dados sobre clima e saúde

Financiado pela Fundação Wellcome Trust, do Reino Unido, o projeto vai investigar, nos próximos anos, os efeitos do clima e do ambiente na saúde da população brasileira.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi