Mais Médicos vai contratar quase 6 mil profissionais
As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, dia 26, e terminam no dia 31 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais devem começar a atuar ainda no final de junho.
O relatório aponta que 14% de total é de adolescentes
Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental no mundo. Desse total, 14% são adolescentes.
No Brasil, uma pesquisa sobre saúde mental na infância e adolescência, chama atenção para um fenômeno contemporâneo, cada vez mais presente na vida dos adolescentes; a automutilação, que consiste em causar dano ao próprio corpo. Cortes, perfurações, queimaduras, arranhões e contusões são as expressões mais comuns desse tipo de violência.
Para entender quais aspectos emocionais e afetivos estão relacionados a essa prática, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), acompanharam 61 pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 16 anos, alunos de escolas públicas de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Além de entrevistas clínicas, a pesquisa contou com testes psicológicos.
O “Estudo sobre a estruturação do ego e da personalidade de adolescentes que se automutilam”, coordenado pelo professor e doutor em Psicologia Clínica, Antônio Augusto Pinto Junior, mostrou que quando se trata da motivação por trás desse tipo de comportamento, 83% dos casos estão relacionados a conflitos familiares. Com a falta de alguém em quem confiar, se machucar é a forma que muitos adolescentes encontram para enfrentar o sofrimento e, como dito por alguns, “eu prefiro sentir a dor do corpo, do que sentir a dor da alma”.O professor destaca a importância do acolhimento.
Outro resultado da pesquisa trata dos instrumentos utilizados e partes do corpo: há a prevalência de braços, mãos ou pulsos em mais de 94% dos casos. O professor ressalta que esses podem funcionar como um sinal de alerta.
Diante dos resultados alcançados, o projeto agora visa o trabalho em conjunto com as escolas para que sejam desenvolvidas iniciativas voltadas para a prevenção e o combate à automutilação, o que engloba também a prevenção da violência doméstica. //
Agência Brasil / Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 22/05/2023 12:30:05. Última edição: 22/05/2023 12:30:05
Tags: Transtornos Mentais OMS UFF
As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, dia 26, e terminam no dia 31 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, os profissionais devem começar a atuar ainda no final de junho.
"Temos que descentralizar a produção de medicamentos, vacinas e insumos estratégicos para garantir o acesso equitativo em todo o mundo, afirmou Nísia.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.