Saúde

Uma em cada quatro pessoas vai viver com obesidade até 2035

Este sábado, 4 de março, marca o Dia Mundial da Obesidade, que está ligada diretamente a doenças como diabetes, hipertensão, AVC, problemas cardíacos e diversos tipos de câncer.

É difícil emagrecer, né? Quantas pessoas não enfrentam essa luta, às vezes quase a vida toda – e muitas sem sucesso!

E este sábado, 4 de março, marca o Dia Mundial da Obesidade, que está ligada diretamente a doenças como diabetes, hipertensão, AVC, problemas cardíacos e diversos tipos de câncer.

Mas, muita gente argumenta que emagrecer é um desafio. É o caso da aposentada Maurina Nascimento, de 66 anos, que mora em Brasília. Ela tem 90 quilos, bem acima do ideal para a altura dela, de 1,60 metro, pré-diabetes, hipertensão e ainda enfrenta uma depressão. Ela explica as dificuldades para perder peso.

A dona Maurina precisa resolver o problema de como obter recursos para comprar os alimentos certos. Isso porque, de acordo com o nutrólogo Eduardo Ráuen, médico no Hospital Israelita Albert Einstein, para emagrecer, é preciso consumir a comida adequada.

O sobrepeso é uma tendência mundial. Segundo a Federação Mundial de Obesidade, uma em cada quatro pessoas vai viver com obesidade até 2035, o que representa dois bilhões de pessoas.

E as crianças também estão sob risco: a instituição aponta que, entre 2020 e 2035, os casos de obesidade infantil vão aumentar em 100% em todo o mundo.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista - 04/03/2023 15:30:10. Última edição: 04/03/2023 15:30:10

Tags: Dia Mundial Da Obesidade

Leia também:

Rio começa segunda etapa de vacina Pfizer bivalente contra covid-19

Rio começa segunda etapa de vacina Pfizer bivalente contra covid-19

Vacina bivalente é recomendada como dose de reforço para quem já recebeu pelo menos duas doses contra a doença de qualquer laboratório, há quatro meses ou mais.

Anvisa apreende e proíbe venda de Deca-Durabolin e Durateston falsos

É que a agência foi informada pela empresa Aspen Pharma sobre a circulação, no mercado brasileiro, de unidades falsificadas desses produtos.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi