Saúde

Uso de sedativos e antidepressivos cresceu mais de 30% após a pandemia

Os medicamentos controlados só podem ser vendidos com a retenção da receita e o registro de toda a movimentação. O uso indiscriminado desse tipo de substância podem alterar o equilíbrio cerebral e intoxicar o paciente.

A venda de medicamentos psiquiátricos disparou no Brasil após a pandemia de covid-19. De acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o consumo de remédios para ansiedade cresceu 10% entre 2019 e 2022; o de sedativos, usados para dormir, aumentou 33%; e o de antidepressivos saltou 34%.

Uso de sedativos e antidepressivos cresceu mais de 30% após a pandemia
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

O médico psiquiatra e professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Juberty Souza, diz que antes da pandemia já tinha um aumento de diagnósticos e consumo de remédios para ansiedade e depressão. Mas a crise sanitária causou mudanças drásticas na vida das pessoas e, aí, veio outro fator: a automedicação.

O psiquiatra alerta para o risco do uso excessivo desses medicamentos, porque alteram o equilíbrio do cérebro. A intoxicação é o risco imediato, mas não o único.

A farmacêutica e membro do Conselho Federal de Farmácia, Walleri Reis, diz que as pessoas conseguem esses medicamentos de forma irregular pela internet ou com conhecidos.

Segundo a Anvisa, medicamentos controlados só podem ser vendidos com a retenção da receita e o registro de toda a movimentação. A desobediência aos parâmetros pode ser enquadrada como crime de tráfico de drogas.A agência informou que, desde 2021, conta com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial para monitorar a publicidade de venda de medicamentos na internet. Mais de 174 mil anúncios irregulares de remédios já foram retirados do ar.

*Produção de Daniel Lima

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes/Pollyane Marques - 08/11/2023 07:25:06. Última edição: 08/11/2023 07:25:06

Tags: Medicamentos Controlados Medicamentos Psiquiátricos

Leia também:

Pesquisa mostra alta adesão à vacinação de crianças e adolescentes

Pesquisa mostra alta adesão à vacinação de crianças e adolescentes

Levantamento mostra que 97,8% dos adultos com filhos de 14 anos ou menos disseram ter vacinado os menores com todas os imunizantes que integram o Plano Nacional de Imunização

Mutirão de cataratas: instituições cobram rigor nas regras sanitárias

Mutirão de cataratas: instituições cobram rigor nas regras sanitárias

Mais de cem pessoas foram contaminadas num mutirão de cirurgias de catarata no Amapá.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi