Inca reforça pedido de doações de plaquetas depois do carnaval
Derivado do sangue é importante para pacientes que tenham sido submetidos a transplante de medula, quimioterapia ou a alguma intervenção cirúrgica.
Um caso da doença foi confirmado no estado do Pará.
As exportações de carne bovina brasileira para a China estão suspensas a partir desta quinta-feira (23). Isso porque foi confirmado um caso de mal da vaca louca no Pará. A doença apareceu numa pequena propriedade em Marabá num animal macho de nove anos, idade considerada avançada para bovinos. Ele era criado em pasto, sem ração. A fazenda foi isolada, inspecionada e interditada preventivamente pelo governo estadual e a carcaça do animal foi incinerada.
O Ministério da Agricultura esclareceu que não há riscos para o consumidor. A Organização Mundial de Saúde Animal já foi comunicada. Inclusive, amostras foram enviadas para o laboratório referência em Alberta, no Canadá, para saber o tipo da doença, mas a Adepará, que é a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, informou que trabalha com a hipótese de ser um caso atípico, quando ocorre em animais idosos, espontaneamente pela natureza, em vez de ser transmitida de forma clássica, pela ingestão de ração contaminada. Isso, em tese, reduz as chances de imposições de barreiras comerciais.
Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil ocorreram em 2021, em Minas Gerais e no Mato Grosso. Esses casos também foram atípicos, mas a China, maior comprador de carne do Brasil, chegou a suspender a compra de carne bovina brasileira por três meses, de setembro a dezembro daquele ano.
Importante destacar que, até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca, provocados pela ingestão de carnes e pedaços de ossos contaminados.
Só detalhando o que é o mal da vaca louca: também chamada de encefalite espongiforme bovina, é uma doença degenerativa, causada por um príon, uma molécula de proteína sem código genético. Essa proteína modificada consome o cérebro do animal, que fica parecido com uma esponja. Além de bois e vacas, ela acomete búfalos, ovelhas e cabras.
Para os humanos, ela ocorre quando há o consumo de carne e subprodutos dos animais contaminados. Aí ocorre a encefalopatia espongiforme transmissível.
Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso - 23/02/2023 09:55:23. Última edição: 23/02/2023 09:55:23
Tags: Vaca Louca Carne Bovina Exportação China
Derivado do sangue é importante para pacientes que tenham sido submetidos a transplante de medula, quimioterapia ou a alguma intervenção cirúrgica.
Somente no ano de 2021, a cada hora pelo menos cinco brasileiros foram infectados pelo vírus HIV, o que significa, na prática, cerca de 50 mil novos casos no país, segundo a OMS.
Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.
A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.