De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, das pouco mais de 20 milhões de doses aplicadas, 79% representam a população maior de 18 anos com uma dose de reforço, enquanto 39% das pessoas com mais de 18 anos tomaram duas doses de reforço.
A procura pela vacinação contra a Covid-19, na cidade do Rio de Janeiro, acumula grande queda, especialmente considerando o reforço bivalente.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, das pouco mais de 20 milhões de doses aplicadas, 79% representam a população maior de 18 anos com uma dose de reforço, enquanto 39% das pessoas com mais de 18 anos tomaram duas doses de reforço. No caso da dose bivalente, 29% da população com mais de 12 anos tomou o imunizante. Até o momento, as vacinas bivalentes representam menos de 8% das doses aplicadas.
De acordo com Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, os números preocupam e essa baixa adesão à bivalente está relacionada à menor percepção de risco por parte da população.
Ela também ressalta que as fake news influenciam neste resultado.
A especialista também reforça a importância da bivalente. Assim como a vacinação contra a gripe e outras doenças, ela é fundamental porque a proteção cai com o tempo.
A imunização com a vacina bivalente teve início em fevereiro deste ano, através do SUS, Sistema Único de Saúde. No município do Rio de Janeiro foram confirmados, do início deste ano até esta terça-feira, mais de 48 mil casos de Covid-19, sendo 840 graves e 189 óbitos.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberta Lopes / Beatriz Albuquerque - 12/09/2023 19:35:06. Última edição: 12/09/2023 19:35:06