Saúde

Vacinação reduziu mortalidade por covid-19 em comunidade, diz estudo

Mortalidade na região do Complexo da Maré, no Rio, foi reduzida em 46%

A vacinação em massa de moradores da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, reduziu em 46% a mortalidade por covid-19. O dado foi apresentado em um artigo publicado na revista científica BMJ Global Health e mostra a importância do trabalho realizado pela Fundação Oswaldo Cruz durante a Pandemia de coronavírus, no local.

Vacinação reduziu mortalidade por covid-19 em comunidade, diz estudo
© Fernando Frazão/ Agência Brasil

Com cerca de 140 mil habitantes, a região é formada pelo maior conjunto de favelas do Rio. 

Em 2021, através do programa "Conexão Saúde: De Olho na Covid", do qual a Fiocruz é parte integrante, a Instituição vacinou em massa contra a covid-19 jovens entre 18 e 33 anos, que moram no local. Na ocasião, foi feita uma análise para estimar o efeito de todas as estratégias conjuntas na progressão de casos e óbitos por 100 mil habitantes.

Além da redução no número de óbitos, os resultados também  apontam aumento em 23% dos casos notificados de covid-19 durante o período analisado. 

Ainda segundo o estudo, a estratégia de comunicação com linguagem acessível, boletins informativos nas redes sociais e orientação para moradores da comunidade fizeram toda a diferença no processo, reduzindo a disseminação de notícias falsas. Visitas às casas, através da unidades básicas de saúde, distribuição de álcool gel, máscaras, panfletos e colocação de faixas e cartazes também ajudaram na ação.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, os resultados apresentados podem apoiar ações futuras e estabelecer respostas epidêmicas, especialmente no acesso à saúde de populações socialmente vulneráveis.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki - 13/06/2023 12:25:19. Última edição: 13/06/2023 12:25:19

Tags: Vacinação Complexo Da Maré

Leia também:

Pesquisa da UFRJ identifica canabidiol em planta nativa brasileira

Planta costuma ser usada em processos de reflorestamento, por conta do crescimento rápido. As folhas também são conhecidas popularmente como analgésicos para tratar erupções na pele.

ANS fixa teto de 9,63% para reajuste de planos de saúde individuais

ANS fixa teto de 9,63% para reajuste de planos de saúde individuais

Atual fórmula para cálculo do reajuste anual vem sendo aplicada desde 2019, e é influenciado principalmente pela variação das despesas assistenciais do ano anterior.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi