Saúde

Vigilância Sanitária do Rio recolhe pomada para cabelo após denúncias

Produto teria provocado irritação nos olhos e cegueira temporária, após o contato com a água, em mais de 150 pessoas apenas na cidade do Rio.

Agentes da Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro percorrem estabelecimentos comerciais em municípios fluminenses para apreender todos os produtos da empresa Microfarma Indústria e Comércio LTDA, principalmente a pomada Cassu Braids Cassulinha, usada para trançar cabelos e que provocou irritação nos olhos e cegueira temporária, após o contato com a água, em mais de 150 pessoas apenas na cidade do Rio.

A determinação é da Secretaria estadual de Saúde, com base nos relatos de vítimas e também porque a empresa funcionava mesmo com a licença cancelada desde 2016 e, ainda, com um CNPJ com situação cadastral irregular.

Ana Cláudia Alves Duarte, que trabalha como auxiliar administrativa em uma escola, conta o que sentiu depois de usar a pomada. A microempresária Waldineia Barcelos teve os mesmos sintomas depois de mergulhar no mar.

O alerta da dermatologista Fabiane Molinari Brenner, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é para que, antes de comprar um produto cosmético ou de higiene pessoal, o consumidor verifique na embalagem se o mesmo tem o registro da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Anvisa já havia determinado a suspensão da venda, fabricação e propaganda da pomada para trançar cabelos Cassu braids e o  recolhimento de todos os lotes do produto depois dos relatos de vítimas. A empresa Microfarma não retornou nossos contatos.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 10/01/2023 15:05:07. Última edição: 10/01/2023 15:05:07

Tags: Pomada Cabelo

Leia também:

Covid-19: Brasil registra mais 21,2 mil casos e 11 mortes em 24 horas

Covid-19: Brasil registra mais 21,2 mil casos e 11 mortes em 24 horas

Nesta segunda-feira, os estados de Mato Grosso do Sul e do Piauí não enviaram ao Ministério da Saúde dados atualizados sobre novos casos e registros de mortes por covid-19.

RJ: crianças de 5 a 11 já podem receber 3ª dose da vacina contra covid

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, podem receber o reforço todas as crianças que já tenham sido vacinadas com a segunda dose há 4 meses ou mais.

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Fiocruz lança cartilha e campanha de saúde em favela 

Publicação marca início de uma companha de enfrentamento ao racismo em favelas e unidades clínicas dentro das comunidades, no Rio. As primeiras são Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Vila Kennedy e Mangueirinha.

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

São Paulo tem mutirão de ablação para combate de tumores

A ablação para combate aos tumores funciona da seguinte forma: durante o procedimento, uma agulha ou sonda é inserida no local onde há o tumor, e com o uso de ondas de radiofrequência, as células cancerígenas são destruídas de forma precisa.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi