Segurança

Acidentes com balões aumentam no Rio de Janeiro

Com a chegada do período das festas de São João, os acidentes com balões no Rio de Janeiro aumentaram. O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim está em alerta e lançou a campanha de conscientização # Não Cai Balão para apontar os perigos e a ilegalidade da prática.

Com a chegada do período das festas de São João, os acidentes com balões no Rio de Janeiro aumentaram. O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim está em alerta e lançou a campanha de conscientização # Não Cai Balão para apontar os perigos e a ilegalidade da prática.

De acordo com a concessionária que administra o terminal, em 2022 foram registradas 68 ocorrências com balões e quase metade delas, 32, durante as festas juninas entre junho e agosto. 

Já este ano, até maio, foram 23 registros na área do aeroporto. E não só os aeroportos estão em alerta. A Light, concessionária de energia elétrica, registrou nos cinco primeiros meses do ano, sete quedas de balões em sua rede ou próximos a ela que causaram mais de cinco mil interrupções de clientes.  O coordenador da empresa, Ronaldo Almeida, ressalta como esse crime pode prejudicar toda a população.

Como os balões são construídos com armações de metais, eles causam a queda de energia assim que entram em contato com os fios. Além disso, os incêndios causados pelos balões podem fazer com que a rede entre em curto.

Lembrando, sempre, que soltar balão é considerado crime ambiental e a pena pode chegar até três anos de prisão.

* Com supervisão de Tâmara Freire.

Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 23/06/2023 18:25:33. Última edição: 23/06/2023 18:25:33

Tags: Balões Acidentes Aeroportos Energia Incêndios

Leia também:

Forças Armadas vão ampliar combate ao crime em território Yanomami

Um decreto assinado nesta quinta-feira (22) permite uma maior participação do Ministério da Defesa nas ações contra a crise humanitária na terra indígena, iniciada em janeiro deste ano. Cerca de 1.200 militares vão atuar em ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais.

Operação investiga quadrilha que fraudou licitações em prefeituras

A polícia do Rio de Janeiro está investigando uma quadrilha que teria desviado dinheiro de quatro prefeituras da Baixada Fluminense. De acordo com as apurações, o grupo fraudou diversas licitações nas cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi