Estudo Cartografias da Violência na Amazônia 178 dos 772 municípios da Amazônia Legal tem a presença de organizações criminosas. O enfrentamento à situação será feita com uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
De acordo com levantamento do Fórum de Segurança, 178 dos 772 municípios da Amazônia Legal tem a presença de organizações criminosas na região. Os dados fazem parte do estudo de Cartografias da Violência na Amazônia.
O trabalho também evidencia que as mortes violentas na Amazônia foram 45% superior à média nacional. E que dos 62 municípios do Amazonas, 27 têm a presença de facções criminosas.
Algumas dessas facções presentes no estado são as nacionais, Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e as regionais, como Família do Norte (FDN), Comando Classe A (CCA), além de facções estrangeiras do Peru, Colômbia e Bolívia.
Por causa disso, com o objetivo de intensificar, em caráter especial, o enfrentamento às organizações e associações criminosas que atuam no Amazonas, as Forças de Segurança do estado, Polícia Federal, secretarias de segurança pública do estado e do município assinaram um acordo de cooperação técnica, implantando a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), como explica o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida.
Outro dado preocupante aponta que a taxa de mortes violentas intencionais no Brasil no ano passado foi de 23,3 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto nas cidades que compõem a Amazônia Legal a taxa registrada foi de 33,8 na mesma proporção.
Agência Brasil / Por Victor Litaiff - Encontro das Águas - Manaus / Edição: web - Pollyane Marques - 01/12/2023 16:30:55. Última edição: 01/12/2023 16:30:55