De acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado, das oito crianças e adolescentes, quatro foram atingidas durante ações ou operações policiais. Um exemplo é o menino Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto a tiros na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, no dia 7 de agosto.
Pelo menos oito crianças foram baleadas na região metropolitana do Rio de Janeiro apenas no mês de agosto, segundo o relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado. Seis delas morreram e duas ficaram feridas.
Ainda de acordo com o levantamento, das oito crianças e adolescentes, quatro foram atingidas durante ações ou operações policiais. Um exemplo é o menino Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto a tiros na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, no dia 7 de agosto.
O total de vítimas é maior do que o registrado em agosto do ano passado, quando quatro adolescentes foram mortos e uma criança e dois adolescentes ficaram feridos. Apesar do aumento da violência armada contra crianças e adolescentes, a pesquisa mostrou uma queda nos tiroteios e disparos em relação ao ano passado. Em 2023, 155 registros foram feitos na região metropolitana do Rio de Janeiro. Já em agosto de 2022, foram 338. Uma queda de 54%.
De acordo com os dados do instituto, ao menos 119 pessoas foram baleadas, com 65 mortos e 54 feridos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve queda de 22% nas vítimas fatais e de 52% no número de sobreviventes.
*Com supervisão de Tâmara Freire.
Agência Brasil / Por Yuri Miltersteiner - Estagiário Rádio Nacional * - Rio de Janeiro / Edição: Tâmara Freire / Alessandra Esteves - 06/09/2023 09:45:13. Última edição: 06/09/2023 09:45:13