STF e MPF vão acompanhar o uso de câmeras nas fardas de policiais
A decisão foi divulgada após audiência, nesta quinta-feira, com o governo do Rio de Janeiro, para tratar do cumprimento da decisão da Corte sobre a instalação dos equipamentos.
Psicóloga alerta que pais devem acompanhar uso das redes por filhos
Um aplicativo pouco conhecido vem sendo alvo de investigações por ter canais com conteúdos que fazem apologia ao nazismo, racismo, pedofilia e exploração sexual.
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil
O Discord se popularizou para bate-papo de jovens fãs de games, mas vem sendo usado para circular conteúdos violentos. Guilherme Alves, gerente da ONG Safernet, explica como funciona a plataforma.
“É um app como o WhatsApp, onde você tem a possibilidade de entrar em diferentes salas de conversa com amigos ou pessoas que você não conhece. Tem sido onde comunidades violentas vêm surgindo”.
Marilene Souza, psicóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), diz que é importante atenção e diálogo dos pais com filhos crianças e adolescentes.
“Fundamental que pais acompanhem diariamente como os filhos estão entrando nas redes sociais, o que estão vendo. Inclusive há formas de regulação dos pais em relação às redes. É possível ver espelhos das plataformas ou colocar horários, limites para entrada nas redes sociais”.
Marilene também sugere que famílias e escolas proponham atividades que não sejam só por telas de celulares, computadores e jogos, mas principalmente ao ar livre.
“Precisamos, cada vez mais, levar nossos adolescentes e crianças para espaços que não sejam os das telas. E isso é um processo que também o adulto vai precisar passar, porque nós também estamos abduzidos pelas telas. É importante que a gente possa resgatar a necessidade de construirmos outras atividades em espaços abertos, em contato com a natureza”.
Marilene ainda destaca a importância das escolas nesse debate sobre uso de aplicativos envolvendo cada vez mais a participação de jovens. Ela também considera que o poder público e a sociedade civil devem participar, com regulação dos aplicativos digitais.
O projeto de lei que combate as fake news e cria a “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet” acabou não sendo votado na última semana. O relator do projeto, Orlando Silva, pediu mais tempo para buscar consenso entre a maioria do plenário para aprovação da proposta.
*Com produção de Dayana Victor e Salete Sobreira
Agência Brasil / Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela - 09/05/2023 07:10:11. Última edição: 09/05/2023 07:10:11
Tags: Discord Redes Sociais Regulação Da Internet Conteúdo Violento
A decisão foi divulgada após audiência, nesta quinta-feira, com o governo do Rio de Janeiro, para tratar do cumprimento da decisão da Corte sobre a instalação dos equipamentos.
Ele disse que essa ferramenta é extremamente inovadora, permitindo, de uma forma muito rápida, o monitoramento e apoio às escolas. O governo do estado garante que Ele disse que essa ferramenta o app é inovador, permitindo, de uma forma muito rápida, o monitoramento e apoio às escolas.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.