Segurança

Avaliação do GSI ocasionou efetivo insuficiente no Palácio do Planalto

A afirmação foi feita pelo ex-chefe do Comando Militar do Planato, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, durante CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O pouco efetivo de militares na segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro foi resultado da avaliação do GSI, segundo o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto. 

Ele foi ouvido nessa quinta-feira (18) na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O general explicou que cabe ao Gabinete de Segurança Institucional fazer o levantamento da necessidade e do emprego da tropa. O Comando Militar do Planalto tem a responsabilidade de enviar o efetivo para atender a demanda.

Até a manhã do dia 8 de janeiro, domingo, o GSI não havia detectado a necessidade de reforços. E havia 36 militares e 15 agentes do GSI na segurança do Planalto. Somente às 11h54, o Gabinete solicitou um pelotão extra.

De acordo com o general, foi enviado um grupo de 36 homens preparados para controle de distúrbio, que chegou por volta do 12h30.

A reportagem procurou o Gabinete de Segurança Institucional que informou, em nota, que existe uma sindicância em andamento com prazo para terminar no fim deste mês.

O GSI afirmou que só vai se manifestar sobre o assunto quando a investigação for concluída, de modo a não interferir na apuração.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Alessandra Esteves - 19/05/2023 16:45:37. Última edição: 19/05/2023 16:45:37

Tags: GSI 8 De Janeiro CPI Câmara Legislativa Depoimento General Dutra

Leia também:

Ministério da Justiça faz balanço sobre ações da pasta

O Ministério da Justiça realizou, nesta quinta-feira (18), uma coletiva de imprensa para informar diversas medidas da pasta contra a exploração de crianças e adolescentes, repressão a crimes ambientais e fiscalização de postos de combustíveis.

Escolas do RJ vão ter registro integrado de violência escolar

O serviço será disponibilizado na plataforma Conexão Educação, um espaço destinado às equipes pedagógicas na rede interna da Secretaria de Educação, e será usado para a comunicação de casos de bullying, racismo, furto, agressão e outras violações.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi