Segurança

Carla Zambelli é investigada por fraudar sistema eletrônico da justiça

A deputada federal Carla Zambelli foi alvo de operação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (2). A ação envolveu mandados de busca e apreensão, no apartamento funcional e no gabinete da deputada, em Brasília, e também um mandado de prisão preventiva, em São Paulo, contra o hacker Walter Delgatti Neto.

A deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, foi alvo da operação 3FA, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (2). A ação envolveu mandados de busca e apreensão, no apartamento funcional e no gabinete da deputada, em Brasília, e também um mandado de prisão preventiva, em São Paulo, contra o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”.

Eles são investigados por suspeita de envolvimento em fraude no sistema eletrônico da Justiça, com o uso de credenciais falsas, obtidas de forma ilícita. O fato aconteceu entre os dias 4 e 6 de janeiro deste ano, quando foram inseridos, com fraude, no sistema do CNJ – Conselho Nacional de Justiça - e em outros tribunais do país, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos, e um mandado de prisão também falso, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

No depoimento à Polícia Federal, nesta quarta (2), Delgatti Neto disse que recebeu pagamentos da deputada federal Carla Zambelli para prestar serviços cibernéticos, e que a parlamentar pediu que ele invadisse o telefone celular e o e-mail do ministro Alexandre de Moraes. Antes, a parlamentar teria solicitado a invasão à urna eletrônica ou aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral. Delgatti, porém, declarou não ter conseguido acesso aos sistemas eleitorais.

O hacker confirmou ter invadido o Banco Nacional de Mandados de Prisão, do CNJ, e apontou que a própria deputada redigiu o mandado falso de prisão contra Moraes.

Ariovaldo Moreira, advogado de Walter Delgatti, se disse surpreso com a prisão do cliente, e que ainda aguardava esclarecimentos sobre os motivos da ação policial, para tomar providências, como um pedido de soltura.

Carla Zambelli confirmou que foram apreendidos dois celulares, um HD e o passaporte dela. Sobre Delgatti, ela disse que tiveram poucos encontros, e que ele a teria procurado para oferecer serviços de informática ao PL.

Com o surgimento de indícios de possível envolvimento da deputada Carla Zambelli, que tem foro privilegiado, a ação passou para a competência do Supremo. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 02/08/2023 16:35:09. Última edição: 02/08/2023 16:35:09

Tags: Operação 3FA Polícia Federal Hacker Fraude

Leia também:

Quatro homens são presos por apologia ao nazismo, no Rio

De acordo com o relato dos investigadores, os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo contra um bar. Após abordagem a dois deles, os agentes encontraram uma arma de fogo, munições e duas facas. Segundo a Polícia Civil, a motocicleta que conduziam estava com placa adulterada e eles usavam um colete com símbolos com referências nazistas. Todo o material foi apreendido.

Operação investiga suposta fraude em licitações na área de saúde em RR

Os policiais apuram a existência de uma suposta organização criminosa que seria responsável por fraudar documentos e induzir os pacientes a realizar procedimentos odontológicos na rede privada, mesmo havendo materiais para realizá-los no Hospital Geral de Roraima.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi