Segurança

Casos de homicídios dolosos apresentam queda de 5,9% em São Paulo

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios dolosos registrados em setembro foi de 238, queda de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O número de latrocínios, que é roubo seguido de morte, caiu de 19 para 16.

O balanço mais recente das estatísticas criminais no estado de São Paulo revela que os homicídios e latrocínios seguem em queda. Ao passo que furtos e estupros aumentaram no mês de setembro.

Casos de homicídios dolosos apresentam queda de 5,9% em São Paulo

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios dolosos registrados em setembro foi de 238, queda de 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O número de latrocínios, que é roubo seguido de morte, caiu de 19 em setembro do ano passado para 16 em setembro de 2023.

Para Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, essa queda nos homicídios segue uma tendência nacional.

Já para a Secretaria, a redução dos indicadores de crimes contra a vida é resultado da atuação das forças policiais e da criação de políticas públicas eficazes, dentre elas o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes contra a Vida.

Por outro lado, o número de furtos no estado cresceu 3,8% no mês de setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O número de estupros registrados também cresceu de 1237 em setembro de 2022 para 1249 em setembro de 2023, considerando janeiro a setembro, o aumento foi de 8,6% em comparação com o ano passado. Para a Secretaria, o crescimento ocorre em função da maior notificação desse crime, uma vez que o estupro é um dos crimes que tem maior índice de subnotificação.

Para Rafael, essa alegação é infundada e mascara a incapacidade de Segurança Pública de combater esse crime no momento.

A letalidade policial, por sua vez, também aumentou no trimestre de julho a setembro deste ano, comparado a 2022, foram 106 casos este ano, contra 57 no mesmo período do ano passado, um aumento de 86%.

Para Rafael, esse aumento da letalidade reflete uma escolha equivocada da gestão do estado, de não comprar mais câmara policiais e endossar operações, como a Operação Escudo no litoral paulista.

Só na Operação Escudo, que se encerrou no início de setembro, foram 28 mortes causadas por policiais, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 26/10/2023 16:00:24. Última edição: 26/10/2023 16:00:24

Tags: Homicídios Latrocínio Queda

Leia também:

Secretaria de Educação de SP começa a contratar seguranças privados

Secretaria de Educação de SP começa a contratar seguranças privados

A iniciativa pretende reforçar a prevenção a episódios de violência nas escolas. As empresas que vencerem a licitação devem contratar seguranças com formação profissionalizante na área.

Ministro da Justiça descarta intervenção federal no Rio de Janeiro

Ministro da Justiça descarta intervenção federal no Rio de Janeiro

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que estão avaliando a intensificação das ações no estado do Rio de Janeiro junto a uma coordenação federativa.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi