Bolsonaro diz que entregará dados financeiros à PF no caso das joias
A informação foi divulgada pelos advogados de Bolsonaro nessa sexta-feira (11). A defesa afirmou ainda que o ex-presidente jamais se apropriou ou desviou quaisquer bens públicos.
Eloah Passos foi atingida dentro de casa, no Morro do Dendê
Uma criança de 5 anos e um adolescente de 17 anos morreram neste sábado durante operação da Polícia Militar no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. As circunstâncias das mortes têm duas versões: a da PM e a de testemunhas. A da PM diz que uma equipe do 17º Batalhão, na Ilha do Governador, foi atacada a tiros durante uma abordagem a dois homens em uma motocicleta e que revidou os disparos, atingindo o adolescente, identificado como Wendel Eduardo que portava uma arma. Ele foi levado para o hospital Evandro Freire, também na Ilha do Governador, mas já chegou morto. O outro ocupante da moto foi preso.
Ainda segundo a PM, na sequência, moradores fizeram uma manifestação na via de acesso a comunidade e atearam fogo em um ônibus. O Batalhão de Rondas e Controle de Multidão foi chamado para dar apoio e posteriormente se soube que uma criança havia sido baleada no interior da comunidade do Dendê e socorrida por familiares, mas que não resistiu ao ferimento.
Na versão de testemunhas, Wendel teria levantado as mãos durante a abordagem, mas que mesmo assim um policial atirou nele.
A morte da menina Eloah Passos, ocorreu uma hora depois, quando os policiais que foram reprimir a manifestação fizeram vários disparos em direção à comunidade, atingindo a menina, que brincava com a mãe no quarto.
O Instituto Fogo Cruzado e a ong Voz das Comunidades divulgaram nota conjunta dizendo que com a morte da menina Eloah, o Rio de Janeiro atingiu a marca de 16 crianças baleadas em 2023 e 7 delas morreram. Deste total de crianças, 12 foram vítimas de bala perdida.
A nota afirma que esse marco é absurdo e deveria ser motivo para mobilização do conjunto da sociedade. Em outro trecho, diz que a população carioca clama às autoridades responsáveis para que trabalhem com firmeza pela preservação das vidas das nossas crianças e que implementem medidas urgentes para evitar que novos casos ocorram.
A PM informou que instaurou um procedimento para apurar a conjuntura das ações, que a corregedoria da corporação acompanha os trâmites e que as imagens das câmeras corporais dos policiais serão disponibilizadas para auxiliar as investigações.
Já a Polícia Civil disse que a Delegacia de Homicídios da Capital investiga as mortes de Wendell Eduardo de Almeida e Eloah da Silva Santos.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 12/08/2023 18:05:06. Última edição: 12/08/2023 18:05:06
Tags: Violência Policial Rio De Janeiro Criança Baleada
A informação foi divulgada pelos advogados de Bolsonaro nessa sexta-feira (11). A defesa afirmou ainda que o ex-presidente jamais se apropriou ou desviou quaisquer bens públicos.
Adolescente de 13 anos foi baleado durante operação na Cidade de Deus. Polícia Militar colocou agentes em funções administrativas enquanto as investigações estão em curso.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.