Segurança

Dino afirma que nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal

O ministro da Justiça, Flávio Dino, reforço a independência da Polícia Federal brasileira, dizendo que ela segue as leis do Brasil e que a ação nada tem a ver com os conflitos no Oriente Médio.

Após prisão de dois suspeitos de terrorismo ligados ao grupo islâmico Hezbollah, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, disse que nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal. Dino se pronunciou nesta quinta-feira (9) pelas redes sociais depois que o governo de Israel anunciou ter colaborado com as investigações e frustrado um ataque terrorista.

Dino afirma que nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal

O Mossad, serviço de inteligência israelense, agradeceu ao Brasil pela prisão de uma célula terrorista que poderia realizar um ataque a alvos israelenses e judeus no país. Segundo a nota, tendo como pano de fundo a guerra em Gaza, o Hezbollah e o regime iraniano continuam a operar em todo o mundo.

O ministro da Justiça disse que é  dever da Polícia Federal investigar e que as apurações começaram antes do conflito no Oriente Médio.

De acordo com Flávio Dino, a conduta da Polícia Federal decorre exclusivamente das leis brasileiras, e nada tem a ver com conflitos internacionais, além de não caber à PF analisar temas de política externa.

Dino disse que aprecia a cooperação internacional, mas rejeita que qualquer autoridade estrangeira use investigações para fins de propaganda de seus interesses políticos.

A 2ª Vara Federal em Belo Horizonte esclareceu que as prisões foram decretadas após alerta urgente feito em 1º de novembro pelo FBI, serviço de inteligência dos Estados Unidos. O órgão americano apresentou às autoridades brasileiras o planejamento de um iminente ataque terrorista no Brasil ou nos países vizinhos. O FBI identificou brasileiros que fariam parte de uma rede global envolvida na prática de vários crimes, incluindo o terrorismo.

Durante as investigações, a PF encontrou indícios das atividades criminosas e ligações dos acusados com o Hezbollah.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lúcia Caldas/Pollyane Marques - 09/11/2023 14:15:16. Última edição: 09/11/2023 14:15:16

Tags: Hezbollah Célula Terrorista Polícia Federal

Leia também:

Força Aérea destina 600 militares para ações da GLO nos aeroportos

Força Aérea destina 600 militares para ações da GLO nos aeroportos

Segundo o comandante da Operação pela FAB, Luiz Guilherme Magarão, as ações vão complementar as atividades rotineiras que já são realizadas nos terminais por instituições como PF e Receita Federal.

MJ e governo do Rio assinam acordo para combater o crime organizado

MJ e governo do Rio assinam acordo para combater o crime organizado

Entre as iniciativas previstas estão a criação de um Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, além de operações de prevenção ostensivas nas escolas para prevenir ataques motivados por discurso de ódio.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi