Segurança

Dois jovens do povo Pataxó são mortos por pistoleiros no sul da Bahia

O território é alvo de disputa judicial entre os indígenas e produtores rurais da Bahia que tentam impedir a demarcação do território.

Dois jovens do povo Pataxó foram assassinados por pistoleiros em área reocupada na Terra Indígena Barra Velha, no Extremo Sul da Bahia.

O crime tem sido encarado pelas autoridades como resultado do conflito por terras na região. As vítimas estavam em uma motocicleta quando foram alvejadas por arma de fogo no distrito de São João do Monte, entre os municípios de Itabela e Itamaraju, segundo informou a Polícia Civil baiana.

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia afirma que os jovens Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos, faziam parte da ocupação de uma área que é reivindicada pelo povo Pataxó.

O território é alvo de disputa judicial entre os indígenas e produtores rurais da Bahia que tentam impedir a demarcação do território.

Nas redes sociais, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que o assassinato dos jovens Pataxós é resultado da luta pela demarcação da terra indígena Barra Velha e que irá solicitar ação do Estado para acompanhar o que vem ocorrendo na região.

Já o governo da Bahia convocou uma reunião nesta quarta-feira para priorizar as investigações do duplo assassinato. Segundo a polícia civil local, foi reforçada a presença de equipes na região para acelerar a investigação do crime.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi - 18/01/2023 20:15:06. Última edição: 18/01/2023 20:15:06

Tags: Pataxó Indígena Assassinato Bahia

Leia também:

Preso Andres Carrillo, outro médico acusado por estupros de vulnerável

Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima prenderam, o médico anestesista colombiano Andres Eduardo Carrillo, acusado de estupro de vulnerável e produção e armazenamento de cenas de abuso infantojuvenil.

PF do RJ realiza operação contra suspeitos de organizar atos golpistas

A Polícia Federal no Rio de Janeiro fez, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, uma operação contra suspeitos de organizar, financiar e participar de atos antidemocráticos e dos ataques terroristas às sedes dos Três Poderes.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi